Saltar al contenido

02 de novembro I Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, data instituída pela ONU para lembrar a erradicação de todas as formas de escravidão moderna. A data marca a adoção, em 1949, da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outros.

A data foi escolhida em homenagem à convenção da ONU de 2 de dezembro de 1949, que visa combater as diversas formas de exploração e tráfico de pessoas.

É um dia para reforçar a importância de combater as formas contemporâneas de escravidão, como o trabalho forçado, o tráfico de pessoas, a exploração sexual, o trabalho infantil, a servidão por dívida e o casamento forçado.

A CONTAR está na luta contra todas as formas de violência e de violação de direitos de cada trabalhador e trabalhadora assalariado/a rural do Brasil, fazendo parte por exemplo da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Pactos Nacionais de Promoção do Trabalho Decente na cafeicultura, na fruticultura e na agricultura e pecuária brasileira, buscando participar ativamente na defesa dos direitos e construção e execução de políticas públicas para os assalariados e assalariadas rurais.

Veja o vídeo completo no Youtube da CONTAR – https://youtu.be/u4BOLX6YzrE

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.

es_ESEspañol