Saltar al contenido

03 de novembro l Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher

O dia de hoje é um dia especial para a mulher no Brasil. Para quem não sabe, esta é a data em que se comemora o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher, que hoje, em 2025, completa 95 anos desde seu estabelecimento em 1930.

Antes de 1930, as mulheres não podiam eleger seus representantes – embora fossem obrigadas a viver sob o comando dos eleitos apenas pelo voto masculino e censitário. A ação de Bertha Lutz, liderança dos ideais sufragistas e fundadora da Federação pelo Progresso Feminino (1922), foi decisiva para esta mudança revolucionária, que deu às mulheres brasileiras não só o direito de votar, mas de serem votadas também.

O dia 3 de novembro é uma data para se lembrar que essa luta foi importante para a igualdade social e política no Brasil e, claro, para os movimentos de protagonismo feminino do país.

Viva a luta das mulheres!

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.

es_ESEspañol