No dia 02 de outubro, as mulheres trabalhadoras assalariadas rurais da CONTAR, se encontraram virtualmente, para dialogar sobre as atividades do mês de setembro e as atividades que irão acontecer no decorrer dos próximos meses.
A secretária de gênero e geração Maria Samara de Souza, agradeceu a participação de todas, e trouxe pautas como:
– Coletivo de Juventude Rural da CONTAR, que será um coletivo que visará a transversalidade e a escuta de jovens entre 16 a 32 anos que estão nas cadeias produtivas, e as mulheres da comissão serão de extrema importância nessa construção.
– Seminário Nacional da CONTAR, onde algumas mulheres da comissão vão estar presente, e já vamos deixar um diálogo marcado para o decorrer das atividades, para alinhar as demandas das mulheres e a escuta por Estado.
– Também foi pautado sobre a Oficina de Combate ao Racismo parceria junto a DGB e a Marcha das Mulheres Negras, na qual vamos ter a participação das assalariadas rurais, será um momento de formação e rico de saber e luta. A participação e envolvimento de todas as coordenadoras nos Estados será muito importante, o ofício já foi encaminhado e precisamos nos organizar.
– E também foi passado para as presentes sobre a II Conferência Nacional do Trabalho que está acontecendo a etapa distrital em Brasília nos dias 01 e 02 de outubro, onde a Contar está representada pela Secretária de Gênero e Geração Samara Souza e pela Assessora Jurídica Dra. Edinesia Alves, que juntas ajudaram na discussão e aprovação de propostas da bancada dos trabalhadores (as) e que já foi encaminhado os ofícios com as orientações e as datas das etapas estaduais para todas as federações, e de como é de extrema importância que as federações participem do debate e das conferências, para que as propostas dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais sejam pautadas e votadas para irem para a etapa nacional.
– A analista de projetos Lorena Freitas, também trouxe sobre sua participação no Grupo da Terra que acontece de 30 setembro a 03 de outubro, espaço de diálogo sobre a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta, e que é de extrema importância para a luta da vida dos assalariados e assalariadas rurais.
Abriu-se o diálogo com as mulheres presentes, e outros pontos foram pautados e continuamos nessa construção conjunta da comissão.
Até que todas cheguemos!
Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.