Saltar al contenido

CONTAR realiza conferência livre sobre direitos da pessoa idosa no campo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) promoveu, nesta sexta-feira (15), uma conferência livre com o tema “Envelhecimento e direitos para os Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais idosos(as)”. O evento foi realizado de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, e contou com a participação das palestrantes Rosely Arantes e Josefa Rita e mais de 50 pessoas.

A atividade integra as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), com o objetivo de fortalecer a participação social — um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — e fomentar a construção de propostas que assegurem os direitos da população idosa, especialmente no meio rural.

A CONTAR, representada por seu presidente Gabriel Bezerra Santos, pelo secretário-geral Adão Donizete da Cruz e pela secretária de Gênero e Geração Maria Samara de Souza, enfatiza a importância da presença ativa das Federações na conferência. Cada uma está sendo convidada a mobilizar dez representantes idosos ou idosas para contribuir com os debates e a elaboração de propostas que serão levadas à etapa nacional.

Segundo a entidade, a iniciativa reforça o compromisso com a democracia participativa e com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que envelhecem no campo, muitas vezes em condições de vulnerabilidade. “Esses homens e mulheres foram protagonistas no desenvolvimento rural do país e merecem ter seus direitos assegurados e respeitados”, destaca a convocatória enviada às Federações.

A conferência livre também se propõe a lançar um olhar atento às diversas realidades vividas na velhice rural, buscando promover a inclusão, o reconhecimento e a dignidade da população idosa trabalhadora.

A expectativa é de que a mobilização contribua significativamente para a formulação de políticas públicas mais justas e eficazes, alinhadas às necessidades específicas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em processo de envelhecimento.

es_ESEspañol