No dia 18 de novembro aconteceu em Maceió/Alagoas, a MESA DE DIÁLOGO Mecanismos de Reclamação no Setor da Cana-de-Açúcar: Construindo Caminhos Possíveis, projeto voltado para a cana-de-açúcar em parceria com a OXFAM Brasil e OBAS.
A atividade estabelece esclarecer sobre os mecanismos de reclamação no Estado, identificar as necessidades de trabalhar para garantir que grupos vulneráveis nas cadeias produtivas dos membros deste grupo de trabalho, tenham acesso aos mecanismos de reclamação.
Em Alagoas escutamos os trabalhadores/as assalariados/as rurais, juntamente da sua Federação representante, a FETAR AL, e ouvimos a sociedade civil: Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/AL), Rede Mulheres de Comunidades Tradicionais de Alagoas (RMCT) e a FAEAL – Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas.

Webinar foi realizado anteriormente e, também dialogamos juntos o setor privado, as Usinas e empresas de mecanismos que atuam no Estado.
Nessa mesa diálogo, pudemos escutar os trabalhadores/as presentes, a sociedade civil e desenhar caminhos possíveis para a aplicação de mecanismos de reclamação que respondam a realidade do trabalhador e da trabalhadora.
A mesa diálogo contou com a participação da diretoria da FETAR Alagoas: Antônio Torres, Vera Lúcia Vasconcelos – também é vice-presidente da CONTAR, Manoel Felizardo e José Nilo de Melo. Representando a OXFAM Brasil a Coordenadora de Justiça Rural Ravenna Alves e a CONTAR a analista de projetos Lorena Freitas.

