Pular para o conteúdo

Quem Somos

História

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) foi fundada em outubro de 2015 por dissociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), como estratégia para fortalecer a organização sindical dos assalariados e assalariadas rurais que, por sua especificidade, demandava uma estrutura sindical própria que pudesse atender as demandas e defender os interesses dos empregados e empregadas rurais brasileiras.

Participaram da fundação da Confederação as Federações de Trabalhadores Assalariados Rurais dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro e, de lá para cá, passaram a integrar sua base as Federações dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas estas federações tem em sua base mais de seiscentos sindicatos de trabalhadores assalariados e assalariadas rurais, que vem se fortalecendo a cada dia, mesmo com os impactos das reformas aprovadas no país nos últimos anos.

Da Organização da Entidade

A CONTAR é dirigida por um órgão colegiado e desde a sua fundação aprovou em seu estatuto quotas de mulheres (30%) nas instancias deliberativas e jovens (20%), além de uma quota de 30% de renovação da diretoria a cada processo eleitoral. Estas medidas foram aprovadas para que fosse assegurado tanto o processo de renovação das lideranças sindicais, como também o fortalecimento da presença de jovens e mulheres nos espaços de decisão das entidades que compõem o seu sistema.

Mulheres

A Comissão Nacional das Assalariadas Rurais é um mecanismo de articulação e fortalecimento das mulheres no sistema CONTAR. A comissão foi criada em 2022 e já atua em várias frentes junto com o  Comitê Latino-Americano da Mulher da UITA (Clamu) e organizações nacionais e internacionais.

Internacional e Convenções Coletivas

A CONTAR, suas federações e sindicatos sempre trabalham sempre articuladas com a União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA) e formalizou seu pedido de filiação no ano de 2017.

Filiada ao DIEESE  o SISTEMA CONTAR fica fortalecido e subsidiado para atuar nas Convenções e Acordos Coletivos realizados no Brasil. São mais de 600 Acordos e Convenções, realizados em todos setores produtivos, e acompanhados pelo DIEESE, o que garante informações socioeconômicas para as negociações. Também atuamos com parceiros como a OXFAM Brasil, Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Campanha de Sindicalização

“Por você, pra você e pra lutar” é a nova mobilização da categoria para  fortalecer os sindicatos. Assim, os dirigentes estão  engajadas na CAMPANHA NACIONAL DE SINDICALIZAÇÃO, mobilizando as federações e centenas de sindicatos, para fortalecer as entidades sindicais no Brasil. A campanha tem um vídeo, cartaz e spot para rádio, que motiva a base sindical para conhecer e se motivar para entrar e participar do sindicato.