Pular para o conteúdo

Canal de ajuda Nossa Voz completa um ano de promoção ao trabalho decente e diálogo social na cadeia produtiva do café

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) celebra os 12 meses de atuação do canal de ajuda Nossa Voz, um sistema de alerta e resposta precoce a violações de direitos humanos na cadeia produtiva do café.

O Nossa Voz funciona por meio de uma linha de ajuda simples e efetiva (WhatsApp e 0800), por meio da qual os(as) trabalhadores(as) podem tirar dúvidas sobre seus direitos e informar sobre possíveis desrespeitos à legislação trabalhista e aos direitos humanos. É uma iniciativa coordenada pelo Fundo Global pelo Fim da Escravidão Moderna; (Global Fund to End Modern Slavery (GFEMS) e implementada pela LRQA, pela CONTAR, e pelo Instituto Trabalho Decente.

Como parceira e implementadora, a CONTAR recebe as interações dos(as) trabalhadores(as), recepciona as informações e responde dúvidas sobre direitos, e questões contratuais. Quando necessário, a CONTAR abre diálogo junto aos produtores para sanar as situações encontradas, através de um plano de ação corretivo elaborado para cada caso. Na interação, os trabalhadores podem enviar fotos, áudios e vídeos para demonstrarem a situação. O canal de ajuda garante ainda o sigilo das informações e da identidade do trabalhador, quando for do seu interesse.

Neste primeiro ano de atuação, a iniciativa Nossa Voz firmou parceria com importantes atores da cadeia produtiva do café, como as empresas Eisa, Sucafina e Cofco, e busca agora expandir para outras cadeias produtivas. Além de receberem assistência técnica para o monitoramento e avaliação de riscos em direitos humanos, as empresas são orientadas sobre como realizar as mudanças necessárias.

No dia 22 de julho, o GFEMS realizou evento em São Paulo para comemorar um ano da implantação do programa junto a parceiros e convidados. O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra e a assessora Laíssa Pollyana falaram sobre a importância de dar voz aos trabalhadores, do papel de negociação das entidades sindicais na defesa dos interesses dos trabalhadores e da necessidade de garantir os direitos humanos nas cadeias produtivas.

Como parte das celebrações deste primeiro ano de atuação, o Nossa Voz teve destaque no site do Globo Rural, que você pode ter acesso por meio deste link: https://globorural.globo.com/noticia/2024/07/programa-busca-promover-o-trabalho-digno-na-cadeia-produtiva-do-cafe.ghtml