Pular para o conteúdo

Diretoria

PRESIDÊNCIA

GABRIEL BEZERRA SANTOS

Natural de Arroio Grande, Rio Grande do Sul, assalariado rural da orizicultura.

foi membro da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Arroio Grande, ocupando os cargos de Secretário Geral e, posteriormente, vice-presidente.

Em 2015, assumiu o mandato de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (FETARRS), tendo sido eleito para o cargo de Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) para o mandato de 2019-2023.

Concluiu o curso de tecnólogo em Gestão ambiental.

VICE-PRESIDENTE E SECRETÁRIA
FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

VERA LÚCIA VASCONCELOS DA SILVA

Vera começou sua jornada no movimento sindical em 1998 como vice-presidente do Sindicato de Paripueira/AL.

Em 2002, foi eleita 1ª tesoureira e em 2006, tornou-se 1ª suplente. Participou da Comissão de Jovens da Fetag-AL e ocupou cargos de secretária e tesoureira entre 2010 e 2017. Em 2017, foi fundadora da FETAR-AL, onde atuou como conselheira fiscal efetiva até 2021.

Atualmente, é secretária de Mulheres da FETAR-AL e vice-presidente e secretária de formação e organização da CONTAR.

SECRETÁRIO GERAL DE POLÍTICAS SOCIAIS E SALARIAIS E ASSUNTOS JURÍDICOS

ADÃO DONIZETI DA CRUZ

Nascido no município em 1973 em Itapuranga/GO, é filho de agricultor familiar arrendatário.

Aos 17 anos, saiu de casa para trabalhar no corte de cana de açúcar, atividade em que permaneceu até 2017, para assumir a Diretoria no Sindicato dos
Trabalhadores Assalariados Rurais de Itapuranga. Participou da fundação da Federação de Assalariados e Assalariadas Rurais de Goiás (FETAERGO), na qual hoje é Secretário Geral.

Em 2019 assumiu a Secretaria Geral da CONTAR, para exercício do mandato até 2023.

SECRETÁRIO DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO

GILVAN JOSÉ ANTUNIS

Trabalhador assalariado rural do município de Ribeirão, localizado no Polo Sindical da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Entrou para a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão, em de 12 de julho de 1996 como Secretário de Organização e Formação Sindical, e após dois mandatos de 4 anos foi eleito Presidente do Sindicato.

Foi eleito diretor de Política Salarial da Fetape no período de 2014 a 2018. Em maio de 2015, com a fundação da Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), foi eleito Presidente tendo sido renovado seu mandato no 1º Congresso dos/as Trabalhadores/as Assalariados/as Rurais em 2019, para Gestão 2019-2023.

Em outubro de 2015 foi eleito para o Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (CONTAR).

Em outubro de 2019, foi eleito Secretário de Finanças da CONTAR.

SECRETÁRIA DE GÊNERO E GERAÇÃO

MARIA SAMARA DE SOUZA

Entrou no movimento sindical em 2015, quando foi eleita delegada sindical dos trabalhadores assalariados rurais da empresa Alberto Sasaki, participando de negociações coletivas.

Em 2016, integrou a chapa do STRJ, na Secretaria de Jovens, e fundou o STTAR, onde ficou na Secretaria Geral e Formação Sindical, continuando a trabalhar na empresa até 2018, quando se dedicou integralmente às atividades sindicais.

Em 2021, ajudou a montar a sede do STTAR e a defender os interesses dos assalariados rurais.

Em 2022, foi eleita para a Secretaria de Finanças da FETAR-BA e, em 2023, para a Secretaria de Gênero e Geração da CONTAR.

Na composição da CONTAR temos ainda cinco suplentes da diretoria executiva e seis membros do Conselho Fiscal da entidade, sendo três titulares e três suplentes.

COMISSÃO NACIONAL DE MULHERES ASSALARIADAS RURAIS

Inspiradas em Margarida Maria Alves, uma grande dirigente sindical; as mulheres assalariadas rurais do Brasil, participaram ativamente da criação da CONTAR em 2015.

Avançamos, e conquistamos mais lugares importantes no movimento sindical.

Hoje estamos mobilizadas e organizadas em todo Brasil, nas Federações e Sindicatos. Daí surgiram os coletivos de mulheres e logo nasceu a COMISSÃO NACIONAL DE MULHERES ASSALARIADAS RURAIS, composta por lutadoras e estamos avançando.

Daí foi um passo para organizar os DIÁLOGOS DAS ASSALARIADAS RURAIS – um caderno multimídia, de formação e informação para o movimento sindical. Estamos na segunda edição do nosso caderno, resultado do trabalho coletivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, suas Federações, Sindicatos e que contou com o apoio da OXFAM Brasil. Este material busca expor situações vividas por nós, mulheres assalariadas rurais, as nossas condições de trabalho, e mostrar ao mundo que mesmo diante de tanta dificuldade, estamos conseguindo nos organizar.

A Comissão trabalha na organização e fortalecimento das assalariadas, para que se sintam empoderadas e preparadas para enfrentar os desafios, fortalecer sua participação no sindicato e na luta por uma sociedade mais justa.

Em 2023, as assalariadas rurais participaram ativamente da Marcha das Margaridas, demonstrando força e garra nas defesas por suas pautas e na busca por direitos e melhores condições de trabalho.

COMISSÃO NACIONAL DE MULHERES ASSALARIADAS RURAIS
GABRIEL BEZERRA SANTOS

Natural de Arroio Grande, Rio Grande do Sul, assalariado rural da rizicultura. Foi membro da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arroio Grande ocupando os cargos de Secretário Geral e, posteriormente, Vice-Presidente. Em 2015 assumiu o mandato de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul, tendo sido eleito para o cargo de Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) para o mandato de 2019-2023. Concluiu o curso de tecnólogo em Gestão ambiental.

COMUNICAÇÃO
O movimento sindical tem uma equipe de comunicação, coordenada pelo jornalista Luiz Henrique Parahyba. A criação de novas ferramentas e a dinâmica do diálogo melhora a relação das entidades com a base sindical do sistema CONTAR.

A participação efetiva nas redes  FACEBOOK, SITE,  YOUTUBE, TWITTER, ANCHOR e SPOTIFY, agora também a rede INSTAGRAM, trouxe uma nova dinâmica de diálogo da entidade. Em todos os canais, temos produções específicas que buscavam atingir o maior número se trabalhadores e trabalhadoras e outros atores sociais importantes para a luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos assalariados rurais.

Além da produção de materiais específicos para ampliar a participação da Contar nas redes sociais, o planejamento, dentre outras coisas, a produção de materiais específicos que seguem descritos abaixo:

Podcasts – RÁDIO AO VIVO
O primeiro produto foi denominado “Conversando sobre seus direitos” que mensalmente entrega a base diálogos sobre temas ligados às questões políticas e do mundo do trabalho a partir de entrevistas com dirigentes, trabalhadores e especialistas sobre o tema. A produção evoluiu para um PROGRAMA DE RÁDIO ao vivo, aproveitando a plataforma da RÁDIO WEB QUINTAL – e com retransmissão simultânea para mais quatro emissoras – Rádio Web Fetarn (RN), Rádio Comunitária Noroeste (GO), Rádio Comunitária Liberdade-BA e Rádio Comunitária Jequi – MG. O programa tem 30 minutos de duração com três blocos. O PROGRAMA é transmitido no YOUTUBE e FACEBOOK da CONTAR

O  PODMULHER  é uma publicação quinzenal das Mulheres Assalariadas  com publicações no canal spotify – e tem como objetivo principal trabalhador com temas relacionados à situação das assalariadas rurais no campo para fortalecimento da luta das Mulheres. O podcast se torna essencial para o momento da comunicação e para a facilidade do entendimento das lutas e organizações do movimento sindical. Tem linguagem fácil, ágil e com conteúdo dinâmico e distribuído nos principais difusores de áudios.

PRODUÇÃO DE MATERIAIS ESPECIAIS E VÍDEOS
A necessidade de conteúdos mais densos e formativos para auxiliar na organização da base, fez com que constasse no planejamento a produção de um material jornalístico mensal, com textos, fotos e áudio (multimídia), sobre temas relevantes (trabalho escravo, relação de trabalho, negociações salariais e vida dos assalariados e assalariadas rurais);

Nós marcamos posição em temas centrais para nossa categoria, como a produção de vídeos temáticos – SEGURANÇA E SAÚDE, DATAS COMEMORATIVAS e ASSUNTOS DA PAUTA NACIONAL. As publicações são disponibilizadas nos canais da CONTAR e também distribuídos nas plataformas de mensagens instantâneas. vídeo  é uma grande ferramenta, de fácil acesso e de boa aceitação na base sindical e nas direções das entidades;

A elaboração de materiais para as redes sociais, prevista no planejamento, mostrou-se bastante eficaz, sobretudo facilitando a comunicação e aumentando a atratividade dos demais produtos nos grupos de mensagens instantâneas. Com linguagem simples e direta, ilustração e texto informativo, os CARDs tem obtido um ótimo alcance na base sindical.

MONITORAMENTO DAS REDES REPUBLICAÇÃO DE MATÉRIAS
Semanalmente a CONTAR entrega aos seus dirigentes o  CLIPPING com distribuição de materiais que interessam diretamente as assalariados e assalariadas, publicados pelos parceiros e organizações, são  republicadas, e repaginadas  nas nossas redes.

A equipe de comunicação está em construção com as demais federações e parceria com a CONTAG, para a construção de uma REDE DE COMUNICADORES, para dinamizar e padronizar a linguagem e mobilização das entidade.