O ano de 2023 foi marcado por muitas lutas e conquistas para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), que representa mais de 600 sindicatos de trabalhadores rurais em todo o Brasil.
A CONTAR atuou em diversas frentes para defender os direitos e interesses dos assalariados e assalariadas do campo, que enfrentaram desafios como a reforma trabalhista e a precarização das condições de trabalho.
Entre as principais ações da CONTAR em 2023, podemos destacar a realização e convenções coletivas de trabalho, em parceria com o DIEESE, que garantiram reajustes salariais, benefícios e direitos para os assalariados e assalariadas rurais em diversos setores produtivos, como fruticultura, cana-de-açúcar, café, laranja, entre outros.
Com o apoio de parceiros como a Oxfam Brasil, Deutscher Gewerkschaftsbund (DGB), CONTAG e Repórter Brasil, a CONTAR também participou de ações de fiscalização contra violações de direitos humanos e trabalhistas no campo, como o trabalho escravo, o trabalho infantil, a violência, o assédio e a discriminação.
Essa ano também foi marcado pela realização do 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (CNTAR), em Brasília, que reuniu delegados e delegadas de todo Brasil para definir diretrizes de atuação e formas de luta do Movimento Sindical Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (MSSTAR) e a nova diretoria da confederação.
A CONTAR também teve participação em eventos e movimentos sociais, como a Marcha das Margaridas, audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, participação em conselhos, na luta por políticas públicas e sociais para os assalariados e assalariadas rurais, como reforma agrária, segurança alimentar, saúde, educação, moradia, transporte, cultura, entre outros.
“Em meio aos desafios enfrentados ao longo do ano de 2023, reafirmando a importância de superar os obstáculos enfrentados nas negociações de acordos coletivos e celebrarmos os avanços significativos, como o diálogo construtivo entre governos e os trabalhadores. Destacamos a conquista da retomada Política Nacional dos Assalariados Rurais apresentada durante o 3º Congresso Nacional da CONTAR, evidenciando a relevância do movimento sindical. Renovamos nosso compromisso de luta por melhores condições de vida e renda para os assalariados, cientes de que o ano de 2024 será ainda mais desafiador e exigirá a união e a perseverança das federações e sindicatos”, afirma o presidente Gabriel Bezerra.
A CONTAR encerra o ano de 2023 com a certeza de que cumpriu seu papel de defender os direitos e interesses dos assalariados e assalariadas rurais, mas também com a consciência de que ainda há muito a ser feito para garantir uma vida digna e justa para a categoria, e renova seu compromisso de lutar por melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores rurais, e agradece a todos que contribuíram para essa jornada.