Pular para o conteúdo

CONTAR lamenta acidente em Avaré que resultou em morte de trabalhador assalariado rural e cobra por apuração rigorosa e responsabilização dos culpados

CONTAR lamenta acidente em Avaré que resultou em morte de trabalhador assalariado rural e cobra por apuração rigorosa e responsabilização dos culpados

É com profundo pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) manifesta o seu luto pelo falecimento de Bruno Augusto Fernandes Paulo, de 28 anos, vítima de um grave acidente envolvendo um ônibus que transportava 39 trabalhadores rurais para uma fazenda de laranjas na região de Avaré (SP), no dia 16 de novembro de 2023.

A CONTAR expressa as suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Bruno, bem como aos demais trabalhadores que ficaram feridos no acidente, alguns em estado grave. E se coloca à disposição para prestar toda a assistência e apoio necessários aos trabalhadores e seus familiares.

O presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), parte do Sistema CONTAR, Jotalune Dias dos Santos, lamentou o ocorrido. “É lamentável o fato de termos mais um grave acidente no meio do trabalho rural. A demanda de termos transporte de qualidade para levar o bem precioso que é a vida dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais, tem sido uma luta constante das organizações representantes e a nossa FERAESP. Colhendo as informações preliminares, nos deparamos com, nada mais nada menos do que, uma empresa terceirizada prestadora de serviço para uma grande produtora de suco de laranja que é a Cutrale. Como desde sempre a gente denuncia que a terceirização da mão de obra só traz prejuízo e precariedade para os trabalhadores e infelizmente isso, de novo, volta a acontecer. Obviamente, a gente está acompanhando o trabalho do Ministério Público, das autoridades envolvidas para que a gente possa levar isso de fato aos tribunais, se necessário for, para reparar pelo menos os danos causados na vida dos que sobreviveram”, lamenta.

O Sistema CONTAR também cobra das autoridades competentes a apuração rigorosa das causas do acidente e a responsabilização dos culpados. E denuncia as péssimas condições de transporte, alojamento e trabalho a que são submetidos os trabalhadores rurais assalariados, que colocam em risco a sua vida e a sua saúde.

A CONTAR reafirma o seu compromisso com a defesa e a valorização dos trabalhadores rurais assalariados, que são fundamentais para o desenvolvimento do país e para a produção de alimentos e convoca todos os trabalhadores rurais assalariados a se unirem e se organizarem para lutar por melhores condições de vida e trabalho.