Pular para o conteúdo

CONTAR NO 6º ENAFOR EM BRASÍLIA

O presidente da CONTAR- Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais – Gabriel Bezerra, fez parte da solenidade de abertura do 6º ENAFOR – Encontro Nacional de Formação. Com o lema Liberdade para Lutar. Educação para Transformar, o dirigente dos assalariados (as), se juntou a CONTAG, Federações e Sindicatos 2022, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) Campus Darcy Ribeiro, em Brasília/DF, marcando a retomada de grandes ações do MSTTR no formato presencial – com todos os cuidados devidos no processo de saúde pública.

“O 6º ENAFOR acontece em um contexto muito difícil da classe trabalhadora. E nós, assalariados e assalariadas rurais, também apostamos na formação e na educação como mecanismo para superamos as desigualdades e para melhorar nossa qualidade de vida e melhor relação de trabalho, sem perder direitos”, disse Gabriel Bezerra.

O 6º ENAFOR é realizado em um momento de muito conservadorismos e ataques a democracia brasileira. Por isso a direção da CONTAR, junta-se aos dirigentes, formadores e educadores populares, nessa frente para combater a ações danosas do governo federal, que desmonta políticas de direitos, tornando o país mais desigual e incentivando a violência e criminalizando os movimentos sociais e sindicais. Foi nesse contexto, que Gabriel Bezerra, participa nesta semana do encontro que acontece em Brasília, com presença de agricultores familiares e assalariados e assalariadas rurais de todo país.


SOBRE O ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO (ENAFOR)

O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) vem sendo realizado desde 2005 com caráter formativo, mobilizador, de luta, resistência, de anúncio e denúncias. O seu objetivo é ser um espaço de reflexão e fortalecimento do trabalho de base, dos processos formativos e das estratégias de atuação política, articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), bem como fazer uma reflexão sobre a Política Nacional de Formação (PNF) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do movimento sindical, buscando sua atualização à luz dos contextos e dos desafios da atualidade.