A CONTAR e suas Federações estiveram presentes, no dia 12 de março no Palácio do Planalto em Brasília/DF, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que cria a linha do consignado “Crédito do Trabalhador”. Com ele, profissionais do setor privado poderão usar a Carteira de Trabalho Digital para ter acesso a empréstimos mais baratos com garantia do FGTS. A medida mira públicos como o dos empregados domésticos e trabalhadores rurais com carteira assinada, além de assalariados de MEI’s. Sendo assim, os assalariados e assalariadas rurais do Brasil poderão ter acesso a este crédito com valores acessíveis.

O Crédito do Trabalhador estará disponível a partir de 21 de março de 2025, inicialmente, por meio da Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25 de abril, o trabalhador poderá também iniciar contratações pelos canais eletrônicos dos bancos. Pela CTPS Digital, o trabalhador tem a possibilidade de receber propostas de todos os bancos interessados, o que permite comparação e a escolha mais vantajosa.

A estimativa é que a nova linha de empréstimo tenha como público 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo 2,2 milhões de domésticos e quatro milhões de trabalhadores(as) rurais, além de empregados de MEl’s, que hoje estão excluídos da consignação privada.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais – CONTAR, Gabriel Bezerra dos Santos, “é fundamental aprovar crédito para os trabalhadores e trabalhadoras, porque assim eles terão uma melhor qualidade de vida e de renda.

Essa medida dará aos trabalhadores crédito justo e sem cobranças indevidas. Então, saudamos essa iniciativa, cumprimentando o Governo Federal e nos colocar, em nome de todos os assalariados e Assalariadas rurais de todo o nosso país, a disposição para construir medidas e políticas públicas que possam de fato chegar a cada trabalhador e trabalhadora, e quero agradecer a todos assalariados e assalariadas rurais que estão neste grandioso evento.”
