A Confederação Nacional de Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) marcou presença no 10º Coffee Dinner & Summit, realizado na última semana, em Campinas (SP). O evento é considerado o principal da cafeicultura brasileira e um dos mais relevantes do mundo, reuniu líderes do setor, representantes governamentais, organizações internacionais e especialistas para debater o futuro do comércio do café, com foco em sustentabilidade, inovação e desafios globais.
A participação da CONTAR foi especialmente significativa ao ser convidada pelo CECAFÉ (Conselho dos Exportadores do Café do Brasil) para participar do evento e apresentar o trabalho realizado junto à Embaixada da Alemanha no Brasil para melhoria das condições de trabalho no café e o mecanismo de reclamação de devida diligência em direitos humanos, o Nossa Voz.
“Nossa presença no Coffee Summit sinaliza uma movimentação importante para o diálogo em prol da sustentabilidade social na cafeicultura. Nosso papel é fortalecer ações que promovam condições dignas de trabalho e garantir que suas vozes sejam ouvidas nas discussões de grande relevância para o setor”, destaca Laíssa Pollyana, coordenadora de projetos da CONTAR.
Durante o evento, Laíssa reforçou que a participação da CONTAR demonstra o compromisso da entidade em atuar como ponte entre os trabalhadores rurais e os principais atores do setor cafeeiro, promovendo debates que envolvem temas como direitos humanos, condições de trabalho, inclusão social e sustentabilidade. Ela também destacou a importância de ações concretas para reduzir a informalidade e melhorar as condições de trabalho, alinhando-se às discussões sobre o futuro da cafeicultura sustentável.
“O Pacto pelo Trabalho Decente na Cafeicultura é um conjunto de esforços do governo, dos empregadores e trabalhadores para melhorar as condições de trabalho na cafeicultura, como reduzir a informalidade que atualmente alcança 60% dos trabalhadores do setor. A adesão pelo Conselho dos Exportadores do Café (CECAFÉ) fortalece a iniciativa”, enfatizou, Pollyana.
O Coffee Dinner & Summit contou com uma programação intensa, incluindo painéis sobre o futuro do comércio do café, tendências de consumo, desafios logísticos, questões ambientais e sociais, além de debates sobre as novas regras do mercado internacional, como o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) e as práticas ESG. Laíssa acompanhou de perto as discussões, reforçando a necessidade de que as políticas públicas e as ações do setor priorizem também a proteção dos direitos dos trabalhadores rurais.
A presença da CONTAR neste evento reforça seu papel de protagonismo na defesa dos direitos dos assalariados rurais, promovendo uma cafeicultura mais justa, inclusiva e sustentável. Como afirmou Laíssa Pollyana, “A participação da CONTAR, dentre outros convidados, sinaliza uma movimentação para o diálogo rumo a sustentabilidade social, tão importante quanto a ambiental e econômica. Os trabalhadores são parte imprescindível da cadeia produtiva e que continuam sofrendo diversas violações de direitos humanos”.
A entidade continuará atuando de forma ativa, participando de fóruns, debates e ações que promovam melhorias concretas na vida dos trabalhadores rurais, reafirmando seu compromisso com uma agricultura mais justa e responsável.