A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), através do presidente Gabriel Bezerra, participou do “Treinamento sobre devida diligência em direitos humanos (DDDH) e o combate ao trabalho escravo nas cadeias produtivas do café e da laranja”, promovido pela Aliança pelos Direitos Humanos nas Cadeias Produtivas, nos dias 21 e 21 de agosto em São Paulo.
As “Oportunidades para avançar na DDDH como uma ferramenta para o combate ao trabalho escravo” foram os temas abordados no painel que contou com a participação do presidente Gabriel Bezerra e que teve mediação de Fernanda Carvalho, diretora no Brasil do Global Fund to End Modern Slavery (GFEMS), um fundo global que financia o combate ao trabalho escravo. Também participaram do painel: Carlos Eduardo Chaves pela Aliança pelos Direitos Humanos nas Cadeias Produtivas; Mariana Ferro pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO); Eduardo Matavelli pela Plataforma Global do Café; e Flávia Scabin pelo Condhu – Direitos Humanos e Meio Ambiente.
O treinamento teve uma programação ampla com painéis e atividades de outros importantes parceiros no combate ao trabalho escravo como Repórter Brasil, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Business and Human Right Resource Center (BHRRC) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
A devida diligência em direitos humanos é um mecanismo de avaliação e monitoramento de potenciais riscos que empresas podem causar contra as pessoas no que se refere à preservação dos direitos humanos.