Dia 07 de Setembro I Independência do Brasil
Em 1822 o Brasil se consolida uma nação independente, são apenas 203 anos de um país que luta por sua soberania e por manter direitos já garantidos e que vem sendo ameaçados a todo instante.
A soberania é garantida pela Constituição, que estabelece o povo brasileiro como o titular do poder, e se manifesta na independência dos seus Três Poderes, no respeito aos direitos humanos e na sua capacidade de definir seus próprios caminhos e políticas.
A luta dos trabalhadores e trabalhadoras urbanas e rurais, perpassam por esses anos de história da nossa independência. Fomos as ruas, construímos a várias mãos a nossa Constituição e lutamos por políticas públicas e formas de ter qualidade de vida.
Neste dia 07 de setembro, a reflexão deve ser uma constante no nosso dia, não é dia de festejar, é dia de se programar para ver o Brasil sendo respeitado, e lembrar que o governo e o povo brasileiro têm a responsabilidade de garantir a dignidade e o bem-estar da sua população.
Outro ponto, para nossa reflexão: o país é independente de outras nações e não se sujeita a potências estrangeiras. Sejamos filhos e filhas desse país abundante em amor ao próximo, recursos naturais e trabalhadores e trabalhadoras que não se cansam de levar esse país a potência que ele é!
📌O Brasil é um país soberano e democrático!
📌O Brasil é dos brasileiros e brasileiras!
Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.