Pular para o conteúdo

Dia Internacional das Mulheres: 48% das trabalhadoras rurais no Brasil são informais

Dia Internacional das Mulheres: 48% das trabalhadoras rurais no Brasil são informais.

No Dia das Mulheres, trazemos dados sobre as trabalhadoras que desempenham atividades no campo. Muitas destas mulheres sofrem com a invisibilidade diante de suas atividades laborais.

No Brasil, são cerca de três milhões de pessoas que trabalham no campo e apenas 11% (346 mil) são mulheres*. Em muitas situações, elas executam o trabalho rural junto aos homens de suas famílias, como maridos e pais.

Mas enquanto eles costumam ter o vínculo de trabalho formalmente estabelecido com os proprietários de terra, elas geralmente são vistas apenas como ajudantes informais: 48% das trabalhadoras rurais (166 mil) não possuem vínculo formal de emprego e, por isso, não têm os direitos trabalhistas garantidos**.

Essa falta da formalização, aumenta a vulnerabilidade dessas mulheres a situações de exploração, como o trabalho escravo. De 2003 a 2022, das 2,5 mil resgatadas do trabalho escravo, cerca de 76% eram trabalhadoras do campo.

Esse número se refere a 1.907 trabalhadoras que desempenhavam atividades principalmente na agropecuária, mas também no garimpo, extrativismo e mineração, sob condições desumanas. Dentre elas, a maioria era preta e parda (71%), com baixa escolaridade***.

Texto: Repórter Brasil.