Pular para o conteúdo

DIREÇÃO DA CONTAR PEDE AO MINISTRO MARINHO A RETOMADA DA POLÍTICA NACIONAL DO TRABALHADOR RURAL EMPREGADO

                A direção da CONTAR – Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas rurais durante audiência com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pediu a retomada da Política Nacional do Trabalhador Rural empregado – PNATRE – essa política assegura ações do governo para a proteção aos assalariados e assalariadas rurais. Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR, entregou um longo documento ao Ministro Marinho, com uma pauta nacional da categoria. “Nossa pauta é para garantir a dignidade, salário, saúde e segurança de quem produz riqueza para o Brasil, que são os trabalhadores assalariados rurais”, disse o presidente da CONTAR.

                Os dirigentes sindicais, durante a audiência com o Ministro do Trabalho, foram acompanhados do deputado federal Bohn Gass –PT-RS. Empresas rurais do Rio Grande do Sul, estado que representa o parlamentar, estão envolvidas em várias denúncias de trabalho escravo em diversas cadeias produtivas. O tema do combate ao trabalho escravo, foi um dos assuntos   principais da audiência da CONTAR com o Ministro Marinho. “Exigimos que o governo mantenha   a portaria interministerial que trata do cadastro de empregadores responsabilizados por trabalho escravo, a chamada “lista suja”, e é necessário que se realize concurso público para auditores fiscais, o pedido da CONTAR é para realização imediata, para preenchimento de vagas dos auditores fiscais do trabalho. O presidente da CONTAR, lembrou ao Ministro do Trabalho, que cerca de 50% dos cargos de auditores estão vagos, e apenas 2 mil auditores estão na ativa, responsáveis para fiscalizar milhões de empresas, estabelecimentos urbanos e rurais, do setor público e privado, e vínculos trabalhistas no País, o que segundo Gabriel, é insuficiente.

                Os representantes da Federações de Assalariados e Assalariadas também participaram e dialogaram com o Ministro Luiz Marinho. No documento entregue, a direção da CONTAR, reafirma a necessidade que o governo estabeleça, imediatamente a Política Nacional do Trabalhador Rurais Empregado – PNATRE- para assegurar a Capacitação profissional e ampliação da escolarização; Universalização de direitos, Criação de oportunidades para geração de trabalho; e Saúde, assistência social e segurança do trabalhador e trabalhadora assalariados rurais. O Ministro Luiz Marinho, ouviu, dialogou com as entidades, e se comprometeu em avaliar todos as reivindicações da CONTAR.

Marcações: