Skip to content

CONTAR intensifica mobilização por direitos dos trabalhadores assalariados rurais

A Confederação articula debate político no âmbito do Congresso Nacional com base no mapeamento de proposições legislativas e cobra do governo federal maior estrutura e compromisso com a pauta dos trabalhadores(as) assalariados(as) rurais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) continua firme e comprometida na defesa dos direitos dos mais de quatro milhões de trabalhadores e trabalhadoras por ela representados. Com forte incidência no Congresso Nacional, especialmente nas proposições legislativas que impactam diretamente a categoria, e junto ao governo federal, a entidade reforça a agenda e reivindica maior compromisso com políticas públicas que garantam trabalho digno, proteção social e valorização.

A Confederação, a partir do mapeamento de aproximadamente 500 proposições legislativas que impactam, direta ou indiretamente, os trabalhadores e trabalhadoras rurais, identificou diversos projetos que afetam de forma significativa a vida e as condições de trabalho da categoria assalariada rural, tanto positiva quanto negativamente. Com base nessa análise, foi elaborada uma revista especial contendo 14 proposições prioritárias, que será entregue durante a jornada de luta e incidência política com o objetivo de orientar, sensibilizar e influenciar a tomada de decisões em defesa da categoria.

Entre os temas abordados estão alimentação no local de trabalho, acesso à moradia rural, combate a doenças ocupacionais, garantia dos direitos das mulheres e dos jovens com igualdade salarial e de oportunidades, valorização da mão de obra no meio rural e ampliação de políticas públicas. “A CONTAR levará esse conteúdo ao Congresso Nacional com clareza, responsabilidade e firmeza, evidenciando quais parlamentares realmente se comprometem com os direitos da classe trabalhadora”, reforça Gabriel Bezerra Santos, presidente da Confederação.

Apesar de o atual governo ter sinalizado avanços importantes no início da gestão, a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados do campo ainda é insuficientemente atendida. Segundo Gabriel Santos, “É preocupante que essa pauta tão essencial continue sem a prioridade que merece no âmbito governamental”. O presidente também destaca a urgência de avançar na construção de políticas públicas que garantam dignidade a essa categoria fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

Além da atuação no Congresso Nacional, a Confederação cobra a desburocratização do acesso a programas sociais e maior compromisso dos ministérios por meio da implementação de políticas públicas específicas para os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais. O presidente da CONTAR também defende a criação de uma secretaria própria voltada à categoria, com orçamento definido e equipe técnica qualificada.

“Queremos mais do que reuniões formais; exigimos compromisso com a pauta dos assalariados e assalariadas rurais. É hora de o governo assumir essa agenda como prioridade, com políticas públicas efetivas, recursos orçamentários e decisão política”, afirma o dirigente.

Jornada de Lutas

A jornada de incidência política da CONTAR ocorrerá ao longo do mês de agosto, com o lançamento oficial da agenda legislativa dos trabalhadores(as) assalariados(as) rurais, no dia 13, na Câmara dos Deputados. Além do lançamento serão realizadas visitas aos parlamentares, reuniões ministeriais e articulação com outras entidades sindicais e organizações da sociedade civil. Para fortalecer essa estratégia, as Federações e Sindicatos que integram o Sistema CONTAR também atuarão em seus respectivos estados e municípios, promovendo ações de incidência, diálogo e articulação com parlamentares comprometidos com os direitos dos assalariados rurais. O objetivo é dar visibilidade à realidade do trabalho rural assalariado e ampliar o debate sobre direitos humanos, dignidade no campo e justiça social.

 

en_USEnglish