Skip to content

Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

 

O dia 23 de setembro marca o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data é um momento de reflexão e de ação global, chamando a atenção para questões profundamente preocupantes que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Mulheres e crianças são frequentemente as mais vulneráveis a essas práticas, na maioria dos casos sofrendo exploração escravidão sexual e outros abusos.

Mulheres são as vítimas mais frequentes, especialmente em casos de tráfico internacional. Uma pesquisa de 2022 da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que 96,36% das vítimas de tráfico internacional identificadas são mulheres.

 

Embora os números exatos sejam difíceis de obter devido à natureza clandestina do crime, estudos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e de outras organizações fornecem estimativas e perfis das vítimas.

A CONTAR atua na luta dos direitos humanos e está inclusa em vários diálogos sobre a proteção da vida das mulheres, crianças e adolescentes nos Conselhos e em órgãos internacionais. Combater e divulgar dados são formas de conscientizar, proteger a dignidade e o valor inerente a cada indivíduo.

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.

en_USEnglish