Saltar al contenido

Dia da Consciência Negra: reflexão, memória e compromisso com a igualdade no campo

No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, uma data dedicada à reflexão sobre a luta histórica da população negra por igualdade, dignidade e justiça social. No meio rural, essa pauta ganha ainda mais relevância diante dos desafios enfrentados por milhares de homens e mulheres negras que trabalham diariamente nas diversas cadeias produtivas do país.

Para a CONTAR – Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, o 20 de novembro é um marco para reforçar a importância do combate ao racismo estrutural, fortalecimento das políticas de inclusão e do reconhecimento do protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras negras no campo.
Sua luta e representação é fundamental para a construção de um campo mais justo.

Embora avanços tenham sido conquistados, dados e relatos do cotidiano revelam que a desigualdade racial ainda se expressa no acesso ao emprego digno, aos direitos trabalhistas, às condições adequadas de saúde e segurança no trabalho, à formação e à representação sindical. Por isso, a CONTAR reafirma seu compromisso em enfrentar essas desigualdades por meio do diálogo social, da negociação coletiva e da promoção de ações educativas que fortaleçam a consciência antirracista.

Neste 20 de novembro, a CONTAR convoca a sociedade a reconhecer a contribuição histórica da população negra e a fortalecer a luta por equidade racial no campo e na cidade. Valorizar esses homens e mulheres é valorizar a própria história do Brasil.

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.

es_ESEspañol