Saltar al contenido

CONTAR realiza Conferência Livre para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, reforçando a luta por igualdade de direitos às assalariadas rurais

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) promoveu na última sexta-feira (18) a Conferência Livre para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), com o tema “Assalariadas Rurais Unidas por Igualdade de Direitos”. Este evento faz parte de uma etapa preparatória que visa ampliar a participação das mulheres trabalhadoras assalariadas rurais na construção de políticas públicas mais inclusivas e democráticas.

As Conferências Livres representam uma oportunidade de diálogo entre a sociedade civil, entidades, movimentos sociais e órgãos de promoção de políticas para as mulheres em âmbito municipal, estadual, federal e nacional . Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a iniciativa busca fortalecer a voz das mulheres na elaboração de propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional.

A participação foi expressiva, com 65 mulheres participando de forma virtual. Durante o evento, dois painéis nortearam o debate, a construção de propostas e a votação das delegadas. O primeiro painel, conduzido pela pesquisadora Sara Deolinda, abordou “A luta das mulheres no movimento sindical rural”, enquanto o segundo painel, apresentado pela analista de projetos da CONTAR, Lorena Freitas, tratou do “Empoderamento das Assalariadas Rurais”. Essas discussões forneceram subsídios essenciais para a elaboração das propostas que serão levadas à etapa nacional.

Na votação, foram eleitas como delegadas efetivas Samara Souza, Secretária de Gênero e Geração da CONTAR, e Adriana Silva do Carmo, assalariada rural representante da FETAEMG. Como suplentes, foram escolhidas Maria Felícia da Luz Castro, representante da FETAR-RS, e Yvone Almeida do Nascimento, da FETERPA/TO. A atividade contou com mais de três horas de diálogo intenso, promovendo troca de experiências e fortalecendo a participação das Mulheres Assalariadas Rurais nas decisões que impactam suas vidas.

Ao final, Samara Souza destacou a importância do evento: “Conseguimos escutar e unir ainda mais as assalariadas rurais presentes. As conferências livres são essenciais para ouvir as mulheres da base e garantir a participação dos movimentos sindicais nos espaços de decisão.”

Este momento reforça o compromisso da CONTAR em promover a inclusão e o protagonismo das Mulheres Trabalhadoras Assalariadas Rurais, fortalecendo a luta por direitos iguais e condições dignas de trabalho no campo.

Até que todas cheguemos!

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.

es_ESEspañol