Pular para o conteúdo

15 de novembro I Dia da Proclamação da República

A Proclamação da República – 15 de novembro de 1889 – foi um marco importante, por ter encerrado o regime monárquico e instaurado o sistema republicano no Brasil, que trouxe mudanças fundamentais como o federalismo, a separação entre Igreja e Estado e a adoção de um sistema de governo com poder eleito pelo povo.

Essa transição, embora iniciada por um golpe militar com pouca participação popular, deu o pontapé inicial para o desenvolvimento da democracia e da cidadania no país, consolidada com a promulgação da Constituição de 1891.

Um olhar crítico sobre a Proclamação da República revela que este golpe militar liderado por uma elite, foi sem a participação popular, e que não foi um evento pacífico e abriu caminho para um projeto republicano elitista e excludente. A narrativa que a apresentou como um avanço “natural” e “progressista” ignorou o envolvimento de militares insatisfeitos, fazendeiros prejudicados pela abolição da escravidão e intelectuais positivistas, além da exclusão de grandes parcelas da população, como as mulheres.

A República brasileira é um projeto em andamento que exige esforço constante para se realizar plenamente. A construção de uma República mais justa e inclusiva é uma tarefa coletiva que exige o compromisso de todos os cidadãos. A democracia brasileira ainda precisa enfrentar legados autoritários, corrigir desigualdades históricas, ampliar direitos e fortalecer as instituições.

Datas devem ser lembradas, para resgatar todo dia em nós, a constância da luta pela democracia e reforçar a soberania do nosso Brasil!

pt_BRPortuguês do Brasil