A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.
E no assalariamento rural, as mulheres muitas vezes são invisibilizadas, não tem o destaque que deveriam ter, estão presentes em todas as etapas da produção de alimentos, desde o plantio e a colheita até o processamento, contribuindo para a economia local e a segurança alimentar.
Realizam trabalho assalariado no campo e, ao chegarem em casa, continuam com as responsabilidades domésticas, cuidados com a família e com os animais, o que resulta em uma carga de trabalho excessiva. São a maioria no trabalho informal rural, com 58,3% dos trabalhadores informais sendo mulheres, e 69,6% dos trabalhadores rurais sendo negros, segundo a Oxfam Brasil.
A Secretaria de Gênero e Geração da CONTAR conta com a Comissão Nacional de Assalariadas Rurais, um espaço de articulação e fortalecimento das mulheres assalariadas rurais em todo o Brasil, avançando e conquistando importantes lugares no movimento sindical, empoderando e preparando cada companheira para os desafios colocados, atuando também na luta contra as diversas violências vivenciadas pelas mulheres no campo, e na busca por autonomia e igualdade de direitos.
O dia internacional das mulheres rurais, é um marco para a luta diária de mulheres que estão nas cadeias produtivas do Brasil e do mundo, é hora de empoderar nossas assalariadas para negociações coletivas que sejam reflexo das necessidades das diversas mulheres que estão nas bases e de levar a importância de estarem associadas ao Sindicato e terem seus direitos garantidos para a melhoria de suas condições de vida e trabalho.
Vivas as Mulheres Trabalhadoras Assalariadas Rurais!
Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.