A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi um evento crucial para discutir e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres no Brasil.
Com o lema mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas. Ocorre de 29 de setembro a 01 de outubro em Brasília/DF.
No decorrer da conferência foram debatidos vários temas como:. Trabalho, Emprego e Autonomia Econômica das Mulheres, Políticas do Cuidado e a Autonomia das Mulheres, Mulheres, Educação para Igualdade e Cidadania, Saúde Integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Saúde Integral das Mulheres, Violência Contra as Mulheres, Violência Política e das Redes contra as Mulheres, Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão, Enfrentamento do Racismo, Sexismo, Transfobia e Lesbofobia, Igualdade para Mulheres Jovens, Idosas e com Deficiência, entre outros temas.
A conferência teve como objetivo promover a igualdade de gênero, a inclusão e a participação feminina na construção de políticas públicas.
O evento reuniu mais de 4 mil mulheres, e as Assalariadas Rurais estavam representadas pela Secretária de Gênero e Geração Samara Souza que defendeu as propostas pautadas e encaminhadas pelas Assalariadas Rurais na conferência livre realizada pela Comissão Nacional das Mulheres Assalariadas Rurais, onde trouxeram seus desafios e anseios por políticas públicas que garantam proteção e dignidade para as Mulheres Assalariadas Rurais , essa conferência é considerada uma expressão viva da democracia participativa, onde as mulheres conseguiram expressar suas necessidades e demandas
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi um importante passo para fortalecer as políticas públicas para as mulheres no Brasil, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão.