Entre os dias 03 e 04 de fevereiro, aconteceu a Visita de Sensibilização Nossa Voz CONTAR/DGB, para dialogar sobre Trabalho Decente na cafeicultura, formas de contratação e NR-31, onde a Secretária de Gênero e Geração da CONTAR Samara Souza falou sobre quem é a CONTAR e da importância desse início de diálogo para a construção da defesa de assalariados/as rurais da região e trouxe sobre a questão da informalidade e da luta da CONTAR em parceria com o STR de Piatã e Ministério do Trabalho e Emprego, para promover saúde e segurança para esses trabalhadores/as.

Em seguida, o auditor fiscal e Coordenador Nacional da Fiscalização do Trabalho Rural/MTE Jackson Sena Brandão, falou sobre a importância do trabalho decente, do fortalecimento do diálogo social e na promoção da responsabilidade compartilhada entre instituições e produtores, em prol da valorização do trabalho rural.
Neste diálogo, também foi realizada uma visita de campo na propriedade rural – Fazenda Cerca de Pedras São Benedito em Piatã/BA, na qual dialogamos com os administradores da fazenda Kleumon Moreira e Adriana Silva, que nos apresentou a fazenda, as instalações e tirou dúvidas de saúde e segurança do trabalho com o auditor Jackson e a analista de projetos CONTAR Lorena Freitas.

A visita de sensibilização dá apoio para a próxima atividade de formação, na qual, conhecemos de perto a vida dos trabalhadores/as assalariados/as rurais, e entendemos a dinâmica de trabalho e comportamento da cafeicultura em Piatã e região.

Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.
