Skip to content

CONTAR presente na solenidade de 30 anos do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – MTE

 

A CONTAR participou nessa manhã, 13 de maio, no Senado Federal da sessão especial em comemoração aos 30 anos do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério do Trabalho e Emprego. Requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a solenidade contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho e órgãos ligados a luta contra o trabalho análogo ao escravo.

A data escolhida para a homenagem, 13 de maio, coincide com o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, simbolizando também os desafios contemporâneos relacionados ao combate ao racismo estrutural e à erradicação de todas as formas de trabalho degradante. Em sua justificativa, Paim destacou que o trabalho análogo ao de escravo continua sendo uma das mais graves violações de direitos humanos no país.

Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR pontuou em sua fala, “Agradecer e saudar importância dos auditores-fiscais do trabalho em toda luta contra o trabalho escravo, e claro os parceiros da CONTAR, que juntamente vem fazendo esforços para a melhoria das condições de vida e trabalho dos assalariados e assalariadas rurais, uma categoria tão invisibilizada mas que também leva alimento a mesa das famílias brasileiras e contribui para as exportações, e que precisa estar no campo para manter suas famílias.”

Viviana Santigo, diretora executiva da OXFAM Brasil parceira da CONTAR, estava presente e também se posicionou sobre a importância da solenidade e de como a luta contra o trabalho análogo ao escravo tem de ser diária e contínua pelo Governo e pelas organizações presentes.

CONTAR por você, pra você, pra lutar!

Fotos: Matheus Itacaramby

en_USEnglish