Pular para o conteúdo

CONTAR representa assalariados(as) rurais em diálogos sobre a cadeia da Carnaúba

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) participou do 2º Encontro Internacional Diálogos Pró-Carnaúba, realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro em Fortaleza (CE). O evento  foi espaço de articulação e debate técnico e político entre instituições e projetos brasileiros e estrangeiros com o objetivo de fortalecer a cadeia de valor da carnaúba. 

O convite foi feito pela rede multissetorial constituída pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAAF), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), União para o BioComércio Ético (UEBT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Na ocasião, assinamos a  Declaração de Adesão ao Grupo de Trabalho Pro-Carnaúba e nos inserimos nos GT’s de Direitos Humanos e Devida Diligência, Geração de Renda e Agregação de Valor”, explica a diretora de Gênero e Geração da CONTAR, Samara Souza. 

A programação foi organizada em três momentos: no dia 16 (segunda-feira), visita técnica de campo em área de produção extrativista de pó cerífero de Carnaúba; no dia 17 (terça-feira), painéis e debates; e no dia 18 (quarta-feira), foi realizada reunião da rede Diálogos Pró-Carnaúba.  “O encontro foi oportunidade única para  discutirmos trabalho decente, redução da informalidade na cadeia produtiva da carnaúba e a prática de salário digno para todos os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais”, completa a dirigente.