Pular para o conteúdo

Oficina Nacional de Gênero e Geração reúne mulheres em Brasília-DF 

Entre os dias 09 e 11 de abril, foi realizada em Brasília-DF, a Oficina Nacional sobre Gênero e Geração, uma importante atividade executada  pela CONTAR, com a parceria CONTAG e SENAR, reunindo representantes das federações e sindicatos de todo o país.
A oficina acontece no espaço Divino Paraíso, no Gama (DF), e tem como foco principal o fortalecimento da organização sindical das mulheres assalariadas rurais, além de aprofundar os debates sobre igualdade de gênero, políticas públicas e negociação coletiva.
A atividade conta com a participação de nomes importantes como Sara Deolinda, pesquisadora e instrutora da oficina, que vem conduzindo reflexões profundas sobre a identidade, os desafios e a luta histórica das trabalhadoras assalariadas rurais. Também marcam presença na programação A Coordenadora Geral de Fiscalização e Promoção do Trabalho descente do Ministério do Trabalho e Emprego – Dercylete Lisboa, Ministério das Mulheres, DIEESE, diretoras da  CONTAR, e assessoras como Lorena Freitas (analista de projetos), Edinesia Alves (assessora jurídica), Keyla Beserra (assessora administrativa) e Maria Samara – Secretária de Gênero e Geração.
Durante os três dias de programação, estão sendo debatidos temas fundamentais como:
•Participação e empoderamento das mulheres no movimento sindical;
•Políticas públicas voltadas às mulheres assalariadas rurais;
•Realidade do trabalho feminino no campo;
•Negociação coletiva e inclusão de cláusulas feministas nos acordos sindicais;
•A luta feminista e suas raízes dentro da história sindical brasileira.
A oficina reforça o compromisso das organizações sindicais com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nos espaços de decisão do campo.
Seguimos juntas, fortalecendo a luta das trabalhadoras rurais por direitos, dignidade e justiça social!
pt_BRPortuguês do Brasil