Pular para o conteúdo

NOTA DA APOIO E SOLIDARIEDADE À CONTAG

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), investigada no âmbito da operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A operação deflagrada no dia 23/04 investiga possíveis descontos irregulares em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS e teve como alvo onze entidades que procediam os descontos associativos em benefícios de aposentados e pensionistas. A CONTAG, uma das entidades citadas, apresentou nota de esclarecimento reforçando sua histórica atuação ética e responsável, reiterando seu respeito às instituições democráticas e o compromisso com a legalidade, e se colocando a disposição para colaborar com as investigações.

A CONTAR, representante dos assalariados e assalariadas rurais desde o ano de 2015, atesta o compromisso da CONTAG na representação e defesa da agricultura familiar, da democracia e na construção de um país mais justo e igualitário. São mais de 60 (sessenta) anos de história, construídas numa base sólida de comprometimento, responsabilidade e respeito a cada trabalhador e trabalhadora rural.

A CONTAG é referência mundial de atuação sindical e de luta para construção de políticas públicas para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. Vale destacar que o direito à aposentadoria rural, ao ambiente de trabalho seguro e saudável, a reforma agrária, a educação do campo, ao PRONAF, dentre outras inúmeras políticas e programas, são frutos da luta organizada pela CONTAG. São anos de mobilização social por meio do Grito da Terra Brasil e da Marcha das Margaridas, dentre outros esforços.

Toda história e luta não devem ser desconsideradas ou anuladas em função daqueles que se aproveitam do delicado momento para difamar a organização, enfraquecer ainda mais o movimento sindical, espalhar fake news e conspirar contra a democracia. Os fatos devem ser apurados pelas instituições responsáveis, sempre com a garantia do devido processo legal.

A CONTAR seguirá solidária e em apoio a CONTAG, e a cada agricultor e agricultora familiar por ela representada! Mantém ainda o seu compromisso na defesa dos assalariados e assalariadas rurais, e de um Estado Democrático de Direito que assegure o importante papel das organizações sindicais representantes da classe trabalhadora!

À direção!

pt_BRPortuguês do Brasil