Aconteceu entre os dias 18 e 19 de setembro em Juazeiro/BA, a Oficina de Criação da Comissão Regional de Mulheres Assalariadas Rurais do Vale do São Francisco (Bahia/Pernambuco), onde assalariadas rurais dos sindicatos da região, participaram de dois dias de formação e troca de saberes.
Organização das Mulheres Assalariadas no Movimento Sindical, foi um painel que a analista de projetos da CONTAR Lorena Freitas, dialogou com as trabalhadoras. Maria Quitéria da UBM (União Brasileira de Mulheres) trouxe o painel Igualdade de Gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres na luta por reparação histórica. Já de forma virtual o bate-papo foi com Bárbara Barboza da OXFAM Brasil, que falou sobre Justiça Racial e a Marcha das Mulheres Negras. No painel da tarde, Dra. Edesia Barros, Fiscal do Trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), falou sobre os Direitos para os Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariadas Rurais e obrigações das empresas. Para fechar o dia, a advogada popular Deborah Ott trouxe sobre Advocacia para as Mulheres.
Maria Samara de Souza, secretária de Gênero e Geração da CONTAR, concluiu que o primeiro dia trouxe uma bagagem de muitos saberes e aprendizado para as mulheres presentes, e que irá dar subsídio para que a comissão regional atue em prol das trabalhadoras assalariadas rurais, levando informação e sendo ponte até o sindicato.
No segundo dia, a Analista de Projetos Sênior da OXFAM Brasil Carmem Jocas, trouxe o Papel da OXFAM Brasil na Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, fazendo uma apresentação dialogada com as mulheres. Elaine Azevedo, advogada popular veio dialogar sobre Liderança Feminina no Trabalho Rural, trazendo discussões sobre o dia a dia das mulheres no campo. Na parte da tarde, a secretária Maria Samara de Souza, conversou sobre o Papel das Comissões de Mulheres, a importância da criação e formalização, e junto com Carmem da OXFAM, fizeram a entrega dos certificados e leitura da ATA de criação da Comissão Regional.
Momento importante para o fortalecimento da luta das mulheres assalariadas rurais do Vale do São Francisco!