A importância do Novembro Azul para os assalariados rurais e os desafios no acesso à saúde
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, pois, em muitos casos, não apresenta sintomas em sua fase inicial. Por isso, é fundamental a realização de exames preventivos como o PSA desde a juventude. E a partir dos 50 anos, é importante fazer o exame de toque retal. Para homens que têm fatores de risco, como casos de câncer na família, ou, como muitos trabalhadores rurais, lidam com agrotóxicos, o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 45 anos.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 71 mil novos casos de câncer de próstata são registrados a cada ano no Brasil. Esse número representa cerca de 29% de todos os diagnósticos de câncer em homens em nosso país. Os homens que trabalham no campo enfrentam diversos desafios diante dessa doença, entre eles a falta de informação e tabus, e também o acesso a exames e tratamentos pela rede pública de saúde.
Desafios para os assalariados
O principal desafio ainda é o preconceito. Existe, ainda, uma barreira cultural em relação ao exame de toque retal. Muitos homens, especialmente em áreas rurais, evitam procurar o serviço médico por falta de informação ou por tabus em torno do exame. Por isso, a campanha Novembro Azul desempenha um papel crucial ao promover a conscientização e combater preconceitos, pois torna visível um problema que muitas vezes os homens preferem ignorar.
Outro desafio é a distância dos centros de saúde, pois a maioria das comunidades rurais ficam afastadas das unidades de saúde que possuem médicos especialistas ou locais para exames laboratoriais, e o transporte pode ser caro. Além disso, a disponibilidade de horários nos centros de saúde nem sempre coincide com a possibilidade desses trabalhadores buscarem atendimento, uma vez que os assalariados rurais frequentemente trabalham longas jornadas, muitas vezes em atividades que exigem grande esforço físico.
Dessa forma, além de reforçar a necessidade de você, homem, buscar cuidar da sua saúde, a campanha Novembro Azul também reforça a necessidade de políticas públicas de saúde que melhorem o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. A ampliação de unidades móveis de saúde e a realização de campanhas educativas voltadas para áreas rurais são ações fundamentais para que os assalariados rurais tenham oportunidades iguais de cuidado e tratamento preventivo.
Onde começou a iniciativa?
O Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização sobre a saúde masculina, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens após o câncer de pele. O movimento surgiu em 2003, na Austrália, com o nome “Movember”, a partir de uma iniciativa de amigos que decidiram deixar o bigode crescer no mês de novembro para chamar a atenção para a saúde masculina e arrecadar fundos para essa causa. Inspirado por essa ação, o movimento se espalhou pelo mundo, e no Brasil foi formalizado como “Novembro Azul”, sendo promovido por diversas organizações, como o Instituto Lado a Lado pela Vida, que trouxe a campanha para o país em 2008.