Pular para o conteúdo

CADERNO DAS ASSALARIADAS SERÁ LANÇADO HOJE, 1º DE AGOSTO

“RESISTIMOS e estamos aqui: FORTES e FIRMES”, comemora Maria Helena dos Santos, Secretaria de Gênero e Geração da CONTAR- Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais – para o lançamento do II CADERNO DAS ASSALARIADAS RURAIS 2022. “Estamos aproveitando o mês do trabalhador e trabalhadora rural, para colocarmos o nosso CADERNO à disposição da nossa base sindical”, afirma Maria Helena. Pelo segundo ano consecutivo, a CONTAR, com as federações e sindicatos, produzem um material formativo no movimento sindical para dialogar com as mulheres. São nove entrevistas com lideranças do campo e da cidade, sobre a situação de trabalho e vida das mulheres. O caderno, disponibilizado de forma digital e impresso, é uma peça multimídia com vídeo, texto e áudios, para dialogar com dirigentes, lideranças, pesquisadoras, enfim, ajudar na formação sindical.

“Nós estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da política, do mundo do trabalho e a volta do Brasil ao mapa da fome. Por isso a formação e o fortalecimento da luta das mulheres, nos ajuda nessa reflexão e busca de soluções. Daí a importância do Caderno das Assalariadas, que hora lançamos para o movimento sindical”, declara Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR.

O material é para dar luz a grave situação das mulheres no mercado de trabalho rural e os desafios para participação na vida sindical; com dados, mapas e depoimentos que ajudam a reflexão da situação do mercado de trabalho, precarização, trabalho escravo, salários e direitos humanos. Segundo dados recentes, são mais de quatro milhões de empregos existentes no campo, apenas 11% são ocupados pelas mulheres. Esse é um dos temas tratados no Caderno das Assalariadas.

O II Caderno “Diálogo das Assalariadas Rurais” é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, suas Federações, Sindicatos e a União Internacional dos Trabalhadores na Agricultura e Alimentação (UITA) para denunciar as péssimas condições de vida e de trabalho das mulheres que vendem sua mão-de-obra no campo. Tudo isso com o apoio direto da OXFAM-Brasil.

Neste ano de 2022, serão 9 diálogos com as mulheres, mediado pela jornalista Thalyta Duarte e produzido pela assessoria da CONTAR. O material é simples, direto e com acesso através das redes sociais e o site da CONTAR, podendo também acessar através do QR-CODE que irá endereçar a leitora e leitor, para o youtube onde estará disponível a entrevista completa.

Neste ano, lançamos nosso material, lembrando do dia 25 de julho, que é o dia do Trabalhador e Trabalhadoras rural, e recomendamos que seja utilizado como ferramenta formativa dos Sindicatos, para que todos e todas possam conhecer a realidade das mulheres assalariadas no Brasil e despertar o sentimento de luta para acabar com as violações de direitos humanos, como o trabalho escravo. É, ainda, uma excelente ferramenta para que permitirá a construção de estratégias que possam modificar este cenário e assegurar a estas trabalhadoras, dignidade e respeito pelos seus direitos.

O II CADERNO estará disponível para todas e todos nesta SEGUNDA-FEIRA, 01 DE AGOSTO DE 2022, a partir das 14h, no site da CONTAR e nas redes sociais, também nos sites dos parceiros UITA, Repórter Brasil e OXFAM-Brasil.