Pular para o conteúdo

Como a Devida Diligência na Europa pode ajudar os(as) assalariados(as) rurais no Brasil?

A Devida Diligência já é uma prática em países europeus como a França e a Alemanha, e a CONTAR luta para que seja obrigatória também no Brasil.

As leis de Devida Diligência na Europa são leis que obrigam as empresas a respeitarem os direitos humanos, os direitos trabalhistas, o meio ambiente e evitar práticas de suborno e corrupção, assim como respeitar os direitos dos(as) consumidores(as).

E isso vale para toda a cadeia produtiva. Por isso, se aqui no Brasil alguma empresa que exporta para esses países não cumpre essas regras, o movimento sindical dos assalariados(as) rurais pode ajudar a denunciar para as matrizes e também para os órgãos responsáveis aqui no Brasil.

Para capacitar dirigentes sindicais de todo o país sobre o assunto, a CONTAR, em parceria com a entidade sindical alemã DGB, promoveu o Seminário Nacional sobre Certificação e Devida Diligência, nos dias 17 e 18 de abril, em Brasília (DF).

Vamos continuar trabalhando para que o movimento sindical possa se valer desse instrumento para exigir o cumprimento dos acordos e convenções coletivas de trabalho rural. Procure o seu sindicato!

Procure o seu sindicato, a sua federação e a CONTAR, faça parte dessa luta!