O 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (CNTAR), seguiu nesta quarta-feira (09), em Brasília, com uma jornada de aprendizado e troca de conhecimentos com as oficinas temáticas de caráter formativo, que trouxeram oportunidades para que todos os participantes aprofundarem seus conhecimentos em diversas áreas essenciais para nossa atuação no campo.
As oficinas temáticas foram: Gênero e Geração; Igualdade Racial; Negociação Coletiva; Saúde e Segurança no Trabalho Rural; Devida Diligência e Sistema de Governança Privada; e Trabalho Escravo. Na sequência foi realizada uma plenária de socialização das oficinas temáticas.
Essa rica programação formativa foi uma oportunidade única para aprimorar nossa militância sindical e fortalecer nossa atuação como trabalhadores assalariados e assalariadas rurais.
Nesta quinta-feira (10), o último dia do CNTAR começa com uma plenária sobre os desafios e perspectivas do Movimento Sindical de Assalariados e Assalariadas Rurais. Na sequência, finalizando a manhã, será feita a aprovação do Documento Orientador, que fixa as diretrizes de atuação e formas de luta do MSTTAR.
Ao longo da tarde ocorrerá a abertura do Congresso Eleitoral, que marcará a fase de apresentação das chapas concorrentes e a explicação das propostas de cada uma delas. Esse é o momento democrático em que cada trabalhador terá a oportunidade de conhecer as ideias e planos de trabalho de cada chapa, podendo fazer uma escolha consciente e participativa com a votação na sequência.