Pular para o conteúdo

CONTAR GANHA ESPAÇO NA CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA

O 2º Secretário da FETAR-RS, Sérgio Poletto, esteve em Brasília nos dias 8 e 9 de fevereiro, e  representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais  – CONTAR – na reunião da Coordenação Nacional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Em uma avaliação preliminar, o dirigente considerou o encontro altamente positivo pela retomada da discussão em função da pandemia de Covid-19.

FOTOS- André Gouveia

O número expressivo de participantes, representando as mais diversas entidades, e a partir de agora a CONTAR, suas Federações e sindicatos, conquistaram seu espaço para defender os trabalhadores assalariados e assalariadas  rurais. Poletto conta que ficaram definidas algumas ações com a participação da CONTAR na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, bem como a participação em eventos junto ao grupo de coordenação para a implementação de oficinas de formação e qualificação, tanto para dirigentes das Federações, como seus sindicatos.

“Saímos daqui com muita expectativa no sentido de que no Governo Lula, de trabalhadores, possamos retomar toda discussão, a qual nos últimos seis anos (Governos Temer e Bolsonaro) não se deu a mínima atenção para esse tema, que é vital para a segurança e a saúde de todos. A liberação de inúmeras formulações de agrotóxicos, inclusive proibidas em seus países de origem, agravaram esse quadro. Ao mesmo tempo, a questão do adoecimento dos trabalhadores assalariados, inclusive dos centros urbanos. Sabemos que não se consegue proibir o uso de agrotóxicos, mas podemos prestar esclarecimentos e que o trabalhador saiba o que vai aplicar, como deve fazer e quais as consequências à sua saúde”, completou Poletto. A assessora da CONTAR Laíssa Pollyana compõe também o novo grupo da Campanha. Mais informações – https://contraosagrotoxicos.org/   

Com informações de Luiz Fernando Boaz – FETAR-RS

FOTOS – André Gouveia