Pular para o conteúdo

CONTAR NA LUTA CONTRA VIOLÊNCIA NO CAMPO

A CONTAR e dezenas de organizações sociais e sindicais lançam, com apoio do CNDH – Conselho Nacional de Direitos Humanos – a Campanha Contra a Violência no Campo: em Defesa dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas.

O lançamento será nesta terça-feira, 02 de agosto, de forma virtual e presencial. O lançamento é parte da programação do Seminário da 6ª Semana Social Brasileira nesta terça-feira, às 10h, em Brasília, podendo ser acompanhado de modo presencial ou pelas redes sociais das organizações que compõem a campanha e do CNDH e no FACEBOOK e YOUTUBE da CONTAR.

“Nossa categoria é extremamente violentada e desrespeitadas no campo. Somos vítimas da violência no campo, com subtração dos nossos direitos, fome, informalidade e o mais grave, somos vítimas do trabalho escravo. Nossa luta é de classe, estamos juntos com todas organizações e nossos sindicatos, para combater a violência no campo”, declarou Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR.

Segundo análise da Comissão Pastoral da Terra- CPT – os dados referentes à violência no campo dos últimos dez anos apontam crescimento gradativo, atingindo, nos últimos dois anos, 5,5 milhões de pessoas. Os assassinatos aumentaram 75%, enquanto o trabalho escravo cresceu 113%, em 2021.

Durante o lançamento serão apresentados relatos de casos de violência contra os povos indígenas, pela Aty Guasu (Grande Assembleia do povo Guarani e Kaiowá), do Mato Grosso do Sul, e também do Território Campestre, comunidade Alegria, do município de Timbiras (MA). Serão ainda apresentados dados atualizados sobre a violência no campo, sistematizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e divulgação de uma Carta Compromisso contra a Violência no Campo, para que os candidatos e candidatas nas eleições de 2022 possam aderir.


Lançamento da Campanha Contra a Violência no Campo: em defesa dos povos do Campo, das Águas e das Florestas

02 de agosto, terça-feira, 10h
Local: Auditório Ana Paula Crosara, 8º andar Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A. Setor Comercial Sul Quadra 9 – Asa Sul, Brasília – DF.