Pular para o conteúdo

CONTAR participa de Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas em Salvador

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) participou do Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas, organizado pelo Fórum Nacional da Educação do Campo, Governo da Bahia e Governo Federal em Salvador.

O evento reuniu educadores, educandos, gestores e movimentos sociais, proporcionando uma oportunidade histórica para celebrar a retomada e reconstrução das políticas públicas e do país de forma democrática.

A CONTAR foi representada pela vice-presidente e secretária de Formação e Organização Sindical, Vera Lúcia, pela secretária de Gênero e Geração, Maria Samara e pela assessora Edinesia Alves. As federações estiveram representadas por Marcelo Sales (FETERPA-TO); Elaine Paggi (FETARP); Maria Helena (FETTAR-MS); Cristiano Galdino (FERAESP); Fabrícia (FETARCE); e Paulo Célio (FETAERGO).

Entre as pautas do encontro estiveram os 25 Anos da Educação do Campo, das Águas e das Florestas no Brasil, onde o encontro celebrou essa trajetória, destacando a importância dessas modalidades educacionais. O momento contou com discussões sobre programas e ações em educação do campo, além da construção de uma agenda estratégica com compromissos voltados para garantir o direito à educação dos povos do campo, das águas e das florestas no país.

A CONTAR defende a necessidade dos assalariados e assalariadas rurais terem acesso as políticas públicas da educação do campo, a exemplo do EJA – Educação de Jovens e Adultos, a Pedagogia da Alternância, Agroecologia, dentre outras. É um compromisso da CONTAR fazer com que essas políticas chegues até os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais do Brasil.

A CONTAR acredita que o Encontro Nacional foi um marco significativo na promoção da educação contextualizada e inclusiva, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados com a sustentabilidade e a diversidade do nosso país.