Organização Internacional do Trabalho convidou Brasil, Uganda e Vietnã para discutirem saúde e segurança no trabalho, combate ao trabalho escravo e infantil na cadeia do café.
A assessora da CONTAR, Dra. Laíssa Pollyana do Carmo, participou nos dias 14 e 15 de março, de uma Oficina promovida pela Organização Internacional do Trabalho – OIT – na cidade de Turim – Itália – no Centro de Formação da OIT. Segundo Laíssa Pollyana, a oficina foi uma oportunidade para levantar subsídios que servirão de base para a campanha global e para trocar experiências que estão em curso no Brasil, Uganda e Vietnã, objetivando assegurar a saúde e segurança no trabalho na cadeia produtiva do café, e garantir nessa campanha global, o combate ao trabalho infantil e escravo na cadeia produtiva do café.
A delegação brasileira na OFICINA da OIT, teve a CONTAR, representando os assalariados e assalariadas do Brasil, CNA – Confederação Nacional da Agricultura, representando os empregadores rurais, O Ministério Público do Trabalho – MPT/MG – a Auditoria Fiscal do Trabalho de Minas Gerais e uma representante da OIT no Brasil.
Segundo Laíssa Pollyana, assessora da CONTAR, a Campanha Global deve ser lançada ainda neste primeiro semestre e será divulgada pela CONTAR, e servirá também de estímulo para ampliar o diálogo com os trabalhadores, setor empresarial, certificadoras, poder público e com os próprios consumidores brasileiros. Essa campanha, segundo Laíssa Pollyana, será desenvolvida no contexto do projeto da OIT “Vision Zero” em parceria com o projeto “Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Infantil na cadeia produtiva do café em Minas Gerais.