Neste dia 16 de janeiro, Dia do Cortador e da Cortadora de Cana-de-Açúcar, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), expressa sua admiração e apoio aos trabalhadores do setor canavieiro que, com seu trabalho duro e honesto, são um dos pilares da economia brasileira.
Sabemos das dificuldades e dos desafios que esses trabalhadores enfrentam diariamente, como a exploração, a precarização, a violência, a discriminação e a falta de oportunidades. Sabemos também da sua resistência, da sua luta, da sua esperança e da sua alegria.
Por isso, a CONTAR homenageia e reconhece o trabalho dos assalariados rurais nesse setor vital, que desafiam as adversidades com coragem e determinação. Cada corte, cada cuidado com a plantação de cana-de-açúcar representa não apenas uma tarefa árdua, mas um compromisso com a produção de alimentos e insumos essenciais para a sociedade.
É fundamental garantir condições de trabalho justas, que assegurem a dignidade, a saúde, a segurança, a educação, a cultura e a cidadania desses trabalhadores, que desempenham um papel crucial na cadeia produtiva..
Neste momento de reconhecimento, a CONTAR renova seu compromisso em trabalhar incansavelmente no apoio e no fortalecimento da luta dos trabalhadores do setor canavieiro para garantir que seus direitos sejam respeitados e que o seu trabalho seja devidamente valorizado.