Pular para o conteúdo

CONTAR trabalha com a federação para fortalecimento das mulheres no Rio Grande do Norte

A secretária de Gênero e Geração da CONTAR, Samara Souza, como coordenadora da Comissão Nacional das Assalariadas Rurais, realizou diversas atividades em municípios do Rio Grande do Norte para fortalecer a participação de mulheres no movimento sindical e em todos os espaços políticos. 

Sempre com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Assalariadas Rurais do Rio Grande do Norte e das representantes do Rio Grande do Norte na Comissão Nacional das Mulheres Assalariadas Rurais, Kalene Souza e Cristiane Tavares, Samara começou pelo município de Baraúna, onde reuniram trabalhadoras assalariadas rurais para uma roda de conversa sobre a importância da organização e fortalecimento das mulheres, para ocupar espaços de deliberações, principalmente no ano eleitoral, o papel do sindicato e da federação em busca do fortalecimento das Convenções Coletiva de Trabalho (CCT) e Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com  inclusão de cláusulas feministas e antirracistas, que garantam direitos e dignidade para todos os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais. 

“Foi um momento maravilhoso onde pudemos ouvir as dificuldades e expectativas das companheiras em busca de dias melhores, as dificuldades são muitas, mas a nossa garra e coragem são maiores. Como encaminhamentos, as mulheres vão se organizar para a criação da Comissão Estadual de Mulheres Assalariadas Rurais do Rio Grande do Norte e do coletivo de mulheres Assalariadas Rurais de Baraúna em breve”, afirmou a dirigente da CONTAR.

O segundo dia de atividades contou com o 2° Encontro das Mulheres Assalariadas Rurais do Rio Grande do Norte, realizada em Mossoró. “Na ocasião, debatemos sobre nossas experiências no movimento sindical, como a criação da Comissão Nacional das Assalariadas Rurais, que foi um divisor de águas para o fortalecimento e organização das mulheres nas Federações e sindicatos”, explica Samara Souza.

O terceiro dia de atividades contou com a visita a comunidade de Ubarana-Ipanguaçu,  onde a representante da CONTAR dialogou com as pessoas da comunidade sobre as dificuldades do dia a dia, da jornada no trabalho, e de como é importante a união da comunidade, para buscar melhorias nas condições de trabalho. “Foram dias intensos de troca de experiências e muito aprendizado”, concluiu a dirigente.

A visita contou com a integrantes da Comissão Nacional de Mulheres, como a vice-presidente da CONTAR, Vera Lucia Vasconcelos, de  representante da comissão de mulheres no Pará, Terezinha Franklin e de comitiva da Federação de Trabalhadores(as) Assalariados(as) Rurais de Pernambuco (Fetaepe), liderada pela presidenta da federação, Cristiana Andrade, e também Ana Paula Albuquerque, Rejane Maria e Rosilene Maria. A visita faz parte de projeto com a central sindical alemã DGB Bildungswerk.