Mais um passo importante para a organização das assalariadas rurais brasileiras: no dia 13 novembro foi oficialmente criada a Comissão Estadual das Mulheres Assalariadas Rurais do Estado de Alagoas, uma iniciativa crucial para a articulação e defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras rurais no estado. A comissão foi criada no contexto de visita de sensibilização realizada pela secretária de Gênero e Geração da CONTAR, Samara Souza, que nos dias 12 e 13 de novembro realizou roda de conversa e visita a trabalhadoras de uma usina de cana de açúcar.
Participaram da roda de conversa mulheres dirigentes sindicais, que abordaram os desafios que enfrentam no movimento sindical e destacaram a necessidade de fortalecer a organização feminina no campo.“Cada mulher teve a oportunidade de compartilhar sua realidade e expor as dificuldades que encontra no dia a dia. A criação da Comissão Estadual foi recebida com entusiasmo, visto como uma estratégia de união e fortalecimento para alcançar a igualdade e a dignidade no campo”, afirmou Samara Souza.
A Secretária de Gênero e Geração da CONTAR ressaltou a importância da organização coletiva, afirmando que “apenas através da união, sem disputas internas, será possível avançar rumo a uma igualdade real”. Samara destacou que a Comissão deve atuar como um espaço de apoio e empoderamento, buscando a formação contínua e a capacitação das mulheres para que possam enfrentar os desafios do trabalho rural de maneira conjunta.
No dia 13 de novembro, a visita seguiu para uma usina de cana-de-açúcar, onde foi realizada uma conversa direta com as trabalhadoras assalariadas rurais. O objetivo foi ouvir as demandas dessas mulheres, compreender melhor as condições de trabalho no campo e discutir as expectativas que têm em relação a salários justos e condições dignas. “Foi uma experiência enriquecedora, reforçando a importância do contato direto com as trabalhadoras para entender suas realidades e necessidades”.
“A visita trouxe um renovado senso de propósito. Nos relatos das mulheres, mesmo diante de muitas adversidades, surgiram sorrisos de agradecimento e esperança, demonstrando que a luta por direitos vale a pena. Esse encontro reafirmou o compromisso da CONTAR de continuar pautando cláusulas sociais que garantam dignidade e melhores condições de vida para todas as trabalhadoras assalariadas rurais”, afirmou a dirigente.
Essa foi uma iniciativa da CONTAR com o apoio da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado de Alagoas (FETAR-AL) como parte do projeto entre a CONTAR e a entidade sindical DGB Bildungswerk.