“A organização das trabalhadoras assalariadas rurais é fundamental para promover melhores condições de trabalho e de vida na sociedade”, afirma a secretária de Gênero e Geração da CONTAR, Samara Souza. “Por isso, é um marco importante a criação da Comissão Estadual de Mulheres Assalariadas Rurais em Pernambuco, porque quando as mulheres se unem, se tornam mais fortes para lutar contra a discriminação, desrespeito e os diversos tipos de violências”, afirma a dirigente.
A criação da Comissão Estadual de Mulheres aconteceu no Encontro das Mulheres Assalariadas Rurais do Pernambuco, no dia 10 de junho, como parte das ações do projeto realizado com a entidade sindical alemã DGB Bildungswerk. A criação da comissão foi formalizada no Conselho Deliberativo da Federação dos(as) Trabalhadores(as) Assalariadas Rurais do Estado de Pernambuco (Fetaepe) no dia 11 de junho.
Criar comissões para fortalecer as pautas de gênero
A criação de comissões estaduais de mulheres é um dos objetivos de projeto feito pela CONTAR com a entidade sindical alemã DGB para enfrentar as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas Rurais no Brasil, fortalecendo a lutas das mulheres nas organizações.
No encontro, a secretária de Gênero e Geração da CONTAR explicou os objetivos do projeto entre CONTAR e a entidade sindical alemã DGB Bildungswerk e também sobre as atividades realizadas pela Comissão Nacional das Trabalhadoras Assalariadas Rurais, como a atuação nos espaços governamentais. Samara falou ainda sobre a importância da criação das comissões Estaduais de mulheres para o fortalecimento das questões de gênero nas negociações de direitos e proposição de pautas.
“Questões sobre licença-maternidade, creche, direito à amamentação, diversas questões de saúde e sobre violências e discriminações geralmente são ignoradas quando apenas os homens negociam as pautas. As mulheres precisam se unir para levarem essas questões para os debates internos e também com as empresas, destaca Samara Souza.
O Encontro das Mulheres Assalariadas Rurais do Pernambuco contou com mulheres das Zona da Mata Norte, Sul e do Sertão do São Francisco e foi realizado no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco-SINDSPREV, em Recife (PE).