Pular para o conteúdo

EVENTO EM PERNAMBUCO DISCUTE SITUAÇÃO DOS CANAVIEIROS E CANAVIEIRAS E PREPARA LUTA DA CAMPANHA SALARIAL

Os assalariados e assalariadas do setor da cana-de-açúcar na região da zona da mata em Pernambuco, participaram na cidade de Carpina (60 km de Recife) do 27º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais, para construção da pauta da campanha salarial da categoria. O evento foi nos dias 20 e 21/08, e os trabalhadores e trabalhadoras reafirmam a luta em defesa da democracia. Mas os pontos principais da luta da categoria são: Fim da terceirização e fraude nas contrações no campo e aumentar a contratação de mulheres no campo. “Nós estamos construindo uma pauta de luta para avançarmos nas conquistas de direitos no setor canavieiro aqui em Pernambuco; e vamos conseguir com organização e luta”, garante Gilvan Antunis, presidente da FETAEPE –Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas rurais de Pernambuco.

O encontro realizado nos dias 20 e 21 é fruto da organização do Sistema Contar com a FETAEPE e os Sindicatos da Região da zona da mata de Pernambuco. O presidente da CONTAR e assessores da entidade participaram do Congresso em Carpina. “Estamos fortalecendo o movimento sindical, avançando nas lutas e construindo uma pauta de reivindicações para a campanha salarial aqui na região. Ter uma federação forte e sindicatos organizados, o resultado será conquistas para a categoria”, assegurou Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR.

Entidades parceiras e organizações sindicais, participaram do Congresso em Carpina. CUT, DIEESE e FETAPE participaram diretamente nas discussões da construção da pauta da campanha salarial de 2022; a comissão nacional de mulheres participa diretamente da construção da pauta do 27º Congresso em Carpina.

PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS “ORGÂNICOS” EM ATO COM CANAVIEIROS

Neste domingo, 21, no encerramento do Congresso dos Canavieiros e Canavieiras, as direções das entidades promoveram um momento político com os candidatos da “Frente Popular de Pernambuco”; Danilo Cabra (PSB), candidato ao governo do estado e sua vice, Luciana Santos (PC do B) além da candidata ao senado, Teresa Leitão (PT). O Ato político teve a participação dos candidatos considerados orgânicos no movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; Doriel Barros (PT) candidato a deputado estadual e Carlos Veras (PT) candidato a deputado federal. “No momento de garantir a democracia e os direitos da nossa categoria, é importante que em Pernambuco, a nossa categoria tenha clareza para escolher os melhores representantes nas eleições 2022”, afirmou Gabriel Bezerra.