Pular para o conteúdo

INTERCÂMBIO NORDESTE/SUL MOBILIZA DIRIGENTES, TRABALHADORES (AS) E TÉCNICOS DE SEGURANÇA E SAÚDE EM VACARIA

Dirigentes sindicais, assalariados e assalariadas rurais e técnicos de segurança do trabalho, estão em Vacaria-RS (240km de Porto Alegre), para o Curso de capacitação em Segurança e Saúde do Trabalho; nova NR-31. “Estamos no sul, capacitando os dirigentes e envolvendo os representantes das empresas para aplicação correta das normas de segurança no trabalho, e realizando a segunda fase do nosso intercâmbio com os dirigentes do nordeste aqui na região”, destacou Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR.

“Como é importante reunir técnicos de segurança e os nossos dirigentes, para uma compreensão sensata da NR-31. Estamos aqui para contribuir na formação dos trabalhadores e trabalhadoras, e com informação, é possível defender os direitos e garantir saúde e segurança no trabalho, além de salário decente”, disse o advogado Carlos Eduardo Chaves (Kadu) um dos capacitadores do curso realizado em Vacaria-RS.

Durante o curso de 16 horas, foi possível ouvir e discutir com auditores fiscais e as experiências das empresas de fruticultura no sul do país, sobre as práticas e a aplicação das normas do trabalho. “Em momento de fragilidade das normas e desde a reforma trabalhista, nós trabalhadoras e trabalhadores estamos perdendo muito. Esse momento de troca de experiências e formação, nós sairemos daqui fortalecidas”, diz Samara Sousa, dirigente sindical em Juazeiro-BA. Samara, participa do intercâmbio de segurança e saúde no Rio Grande do Sul. No curso, também o tema agrotóxicos foi pauta na formação dos assalariados e assalariadas.

“O sindicato de Vacaria recebe e contribui com a formação desses dirigentes e técnicos de segurança; para nós é cumprir a missão de sindicalista: formar e informar nossa base e garantir nossos direitos”, informou Sérgio Poletto, presidente do Sindicato dos Assalariados e Assalariadas de Vacaria/Muitos Capões, no RS.

Nesta sexta-feira os dirigentes do nordeste e sul do pais, vão para o campo da produção de maçãs em Vacaria para conhecer a realidade dos assalariados e assalariadas. Ainda em Vacaria, a CONTAR e a FETAR-RS, realizarão a reunião da Comissão Nacional das Assalariadas rurais.