Pular para o conteúdo

LUTA EM PERNAMBUCO

Na manhã do dia 5, a diretora de finanças da FETAEPE, Cristiana Andrade e o diretor de finanças da FETAPE, Paulo Roberto, fizeram saudações aos trabalhadores e trabalhadoras presentes. Em seguida, o presidente da FETAEPE e diretor de finanças da CONTAR, Gilvan Antunis, fez uma importante fala sobre a conjuntura política no país e no estado, resgatando a história de lutas e conquistas da Federação.

Ainda durante a manhã, o DIEESE apresentou o cenário econômico para subsidiar a Pauta de Reivindicação 2022 e na sequência, a assessoria jurídica apresentou considerações acerca da construção da pauta de reivindicações.

Dando continuidade às atividades, trabalhadores e trabalhadoras participaram de grupos de trabalho com temas centrais para a organização da categoria. Os grupos debateram sobre a necessidade de apresentar uma pauta de reivindicações que enfrente os constantes ataques aos direitos da classe trabalhadora, promovidos por um presidente genocida, além de identificarem as questões mais críticas no campo nos dias atuais, como tarefa e jornada de trabalho. Um tema que esteve presente em todos os grupos, é a urgente necessidade de combater a terceirização fraudulenta no campo.

Os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram também, por unanimidade, a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT e discutiram o bloco econômico quanto ao piso salarial, cesta básica e salário.