Pular para o conteúdo

NOTA DE REPÚDIO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, através da sua diretoria executiva, vem a público manifestar o seu REPÚDIO ao tratamento dado à esta organização pela União Internacional dos Trabalhadores na Agricultura, alimentação e afins, sobretudo pelo escritório regional de Montevidéu-Uruguai.

É sabido por todos que desde o ano de 2015 esta Confederação é a única e exclusiva representante nacional dos 4 milhões de assalariados e assalariadas rurais brasileiros, cabendo a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e representação única e exclusiva da agricultura familiar.

Esta Confederação é filiada a UITA e sempre atuou para divulgar, defender e trabalhar em parceria, no entanto, nos últimos dias 07 e 08 de novembro de 2022, foi surpreendida com a informação de que a CONTAG estaria representando os assalariados e assalariadas rurais no âmbito do Grupo Profissional dos Trabalhadores Agrícolas em reunião realizada em Genebra.

Este comportamento é inaceitável e desrespeitoso para com o Sistema CONTAR. Repita-se a CONTAG não possui legitimidade e não poderia representar os assalariados rurais brasileiros, devendo ficar desde já alertado que esta Confederação considera inválida qualquer decisão por ventura tomada por uma Confederação que representa a agricultura familiar.

Diante disto, a CONTAR manifesta o seu REPÚDIO ao comportamento da UITA e comunica que até que seja realizada uma reunião com a diretoria da entidade está suspendendo a participação em quaisquer atividades coordenadas pela Rel-UITA.