Pular para o conteúdo

“Por você, pra você e pra lutar” é a nova mobilização dos rurais para fortalecer os sindicatos

A CAMPANHA NACIONAL DE SINDICALIZAÇÃO foi para ruas no dia 07 de julho. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais – CONTAR mobilizou suas federações e centenas de sindicatos, para o lançamento de uma campanha para fortalecer as entidades sindicais no Brasil.

O lançamento aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CONTAR e a participação de centenas de dirigentes no país. A Base da CAMPANHA tem como elemento uma frase sugerida pelo professor Rodrigo Ratier: “Por você, pra você e pra lutar.” Ratier, informou: “Foi uma junção das prosas típicas do sindicalismo que pode ajudar” O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, no lançamento da campanha, animou os dirigentes e as dirigentes sindicais, para fortalecimento das entidades. “Agora e sempre, nossa tarefa foi trazer o trabalhador e a trabalhadora para dentro do sindicato. Depois da reforma trabalhista, nossa vida de trabalhador ficou mais difícil; desemprego, salário baixo, altas jornadas e péssimas condições de trabalho, daí só no sindicato para se organizar”, disse Gabriel Bezerra.

No lançamento da campanha, foi apresentado material para divulgação – SPOT de Rádio, Vídeo, Cartaz, camisetas, PODCAST e material digital. As ferramentas já estão disponibilizadas nas redes das federações e sindicatos em todo país. “Essa campanha vai mexer com vida da classe trabalhadora, vamos fortalecer mais nossos sindicatos. Eu também me sinto protegido pelo meu sindicato”, declarou o sindicalista Gilvan Antunis, de Pernambuco. No mesmo tom, foi seguindo por Adão Donizete, dirigente da Federação de Goiás e Maria Helena, secretária de geração de Gênero da CONTAR. Os sindicalistas disseram que já estão em campo, para mostrar a classe trabalhadora que o lugar de conquistas, proteção e esperanças de dias melhores é o SINDICATO.

A campanha é permanente, segundo Gabriel Bezerra- CONTAR, e a entidade vai promover sorteios entre os novos sindicalizados para motivar a adesão dos trabalhadores e trabalhadoras. A campanha também pretende dar sustentabilidade financeira ao sistema CONTAR e aprimorar a organização sindical dos rurais.

A ação sindical da CONTAR tem apoio de entidades parceiras como OXFAM BRASIL, UITA, Repórter Brasil e entidades de representação de trabalhadores urbanos.