No dia 06 de fevereiro, as mulheres assalariadas rurais fizeram sua primeira reunião virtual do ano, onde puderam se rever e falar um pouco das atividades e vivências que já tiveram neste primeiro mês do ano.
Em seguida, após essa escuta ativa das companheiras, a Secretaria de Gênero e Geração da CONTAR Samara Souza, agradeceu o relato de todas e trouxe as pautas do dia: dialogar sobre o calendário de atividades da CONTAR, das federações e sindicatos, sobre as negociações coletivas 2026, campanha pelo fim da escala 6×1, campanha de combate a todos os tipos de violências, agenda legislativa, entre outros informes.
Samara começa pontuando sobre as negociações coletivas, reforçando que são instrumentos vitais para as assalariadas rurais, representando não apenas melhores salários, mas a conquista de dignidade e igualdade de gênero no campo, precisamos continuar garantindo direitos específicos que atendem às necessidades das trabalhadoras.

Outro ponto importante, é o fim da escala 6×1 que é uma pauta crucial para as assalariadas rurais, representando não apenas uma mudança trabalhista, mas um avanço em saúde, dignidade e igualdade de gênero. Para nós mulheres, muitas vezes submetidas a jornadas exaustivas e ao “duplo turno” (campo e casa), a redução da jornada é vital. Em seguida, trouxe sobre a Agenda Legislativa 2026 que será construída pelo sistema CONTAR e da importância das coordenadoras nessa construção e após na divulgação.
E para fechar o diálogo falou dos dados alarmantes da violência contra a mulher, na qual o sistema CONTAR criou uma campanha, com cartazes que irão para as federações e para as coordenadoras divulgarem nas bases, nas empresas e no diálogo do dia a dia com as assalariadas rurais. Não podemos nos calar diante de tantas mortes e dor!
Reforçando com cada uma de vocês a importância de participar de nossas reuniões virtuais, que o diálogo é a base para transformar as assalariadas rurais em sujeitos ativos de direitos, garantindo dignidade e justiça social no meio rural!
Esta publicação é parte do Projeto de cooperação com a DGB Bildungswerk, no marco do projeto “Enfrentando as desigualdades de gênero e a discriminação racial nas áreas rurais no Brasil” (PN 2023 2622 1/DGB0019), ciclo 2024-2026. A produção contou com o apoio financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha). O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva da CONTAR.
