Análises, avaliações e proposições: o processo de elaboração de uma pauta de reivindicações é muito importante para garantir melhorias das condições de trabalho em qualquer categoria. Para iniciar a preparação para as negociações da 31° Campanha Salarial Coletiva dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Vale do São Francisco na Bahia, a FETAR-BA e sindicatos da região realizaram o Seminário de Elaboração da Pauta de Reivindicações 2025 dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Norte da Bahia, nos dias 29 e 30 de julho, em Juazeiro (BA).
Participaram do seminário dirigentes sindicais e delegados e delegadas dos sindicatos de Curaçá, Juazeiro, Sintagro, Abaré e Sento Sé, assim como o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, a Secretária de Gênero e Geração da CONTAR e Secretária de Finanças da Fetar-Ba, Samara Souza.
“Fazer o seminário com antecedência e com o debate tão rico como foi esse ano mostra a organização da classe trabalhadora em busca da manutenção dos seus direitos garantido na Convenção Coletiva de Trabalho 2024 e também de novas reivindicações que garantem mais benefícios sociais, que dão mais dignidade e busca salário decente para todos os Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Vale do São Francisco na Bahia”, afirma Samara Sousa.
No dia 29 de julho, o representante do Dieese Marcos Aurélio falou sobre programas de transferência de renda; os doutores em sociologia Guilherme Mota e Camila Almeida falaram sobre o Histórico das Negociações Coletivas da Hortifruticultura e o coordenador de Justiça Rural e Desenvolvimento da Oxfam Brasil, Gustavo Ferroni, falou sobre Leis de Devida Diligência e Certificação.
No dia 30 de julho, os(as) participantes realizaram uma avaliação da negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024 e o levantamento das pautas de cada sindicato para a elaboração das propostas e sistematização da pauta.