Pular para o conteúdo

ESTUDO SOBRE A PANDEMIA NA CADEIA PRODUTIVA DA LARANJA É APRESENTADO EM VÍDEO E PODCAST AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM UMBAÚBA (SE)

LANÇADO nesta terça, 20, um estudo sobre a situação dos trabalhadores e trabalhadores da laranja

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) e Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) lançaram nesta terça-feira (20) o material “Superando a pandemia na cadeia produtiva da laranja”. O lançamento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Umbaúba, em Sergipe.

O material é composto de em uma cartilha, três vídeos e dez podcast que devem ser utilizados em momentos de formações junto aos agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas que estão na base da colheita da laranja, iniciando o ciclo de comercialização até chegar à mesa dos consumidores.

O conteúdo teve como base o estudo “Contribuições para a mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 na cadeia do suco de laranja” que apontou vários aspectos da pandemia no cotidiano desses trabalhadores e trabalhadoras. O estudo entrevistou agricultores familiares e assalariados rurais nos estados de Sergipe, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, afirmou que o estudo aponta questões importantes para a categoria. “Nós precisamos cuidar da nossa saúde e da nossa segurança no trabalho. O estudo mostrou que durante a pandemia nós não paramos de trabalhar, mas ficamos em risco da covid-19 e o trabalho ficou mais precarizado no setor da laranja, mas vamos superar e lutar por melhores condições”, ressaltou o dirigente.

Também estiveram presentes no lançamento nacional em Sergipe, os dirigentes sindicais da Contag e de outros sindicatos. Após o lançamento, foi realizada a formação em Certificação Orgânica, uma iniciativa da Aliança e Comitê Gestor do Nordeste, com participação de agricultores familiares da região.

Todo o material pode ser acessado nos links:
www.contar.org.br
www.imaflora.org
www.contag.org.br